Levantamento da CIC e CDL sobre desempenho de abril foi divulgado nesta terça-feira
redacao@serraempauta.com
14.06.2023 - 17h23min
O desempenho da economia de Caxias do Sul caiu 3,1% em abril se comparado com março de 2023. A indústria e o comércio puxaram a queda, ambos com 4,8% de redução nas atividades. Os serviços, ao contrário, cresceram 1%. É o que mostra a pesquisa realizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) divulgada nesta terça-feira (13). O vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, comandou a apresentação dos números.
Na comparação entre abril de 2023 com abril de 2022, a economia local cresceu 8%. Novamente, os serviços se destacaram e registraram alta de 21,2% no comparativo. Indústria, com 2,3%, e comércio, com 3,1%, também ficaram positivos em abril se comparados com o mesmo mês do ano passado.
O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Tarciano Melo Cardoso, lembrou que os números significativos alcançados pelos serviços ainda refletem o fato de ter sido o último setor a sair da retração oriunda da pandemia da covida-19.
Em relação à queda do desempenho da indústria em abril, Cardoso explicou que decorre principalmente da redução de fatores como horas trabalhadas (-11,4%), nas compras industriais (-10,3%) e nas vendas industriais (-8%). Ainda de acordo com ele, a economia funciona em cima da confiança, e o desempenho negativo é um reflexo das incertezas quanto ao cenário econômico.
Já na análise do indicador acumulado do ano, que compara os primeiros quatro meses de 2023 com igual período do ano anterior, observa-se um crescimento de 18,2% no setor de serviços e de 10,2% no comércio, enquanto a indústria apresentou redução de 5%. Com isso, a atividade econômica mostrou aquecimento de 4,5% de janeiro a abril deste ano.
Já no indicador "acumulado 12 meses", a atividade econômica também registrou crescimento: 2,9% positivos. Na análise setorial, o comércio, com 12,2%, e os serviços, com 6,9% tiveram desempenho positivo, e apenas a indústria, com -2,3%, teve queda no período.
Alerta no comércio
Mesmo com o índice negativo de abril de 4,8%, os números seguem positivos no acumulado do ano (10,24%), nos últimos 12 meses (12,15%) e em relação ao mesmo período de 2022 (3,9%).
Com relação ao crédito, em abril houve uma queda de 9,12% no volume de consultas e um incremento de 6,84% na inclusão de débitos no sistema SPC. Já as exclusões de débito (retirada da dívida do sistema) apresentaram aumento de 18,1%.
O assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, demonstrou preocupação com o fato de abril ser o terceiro mês do ano com quedas nas vendas em 2023. Além de março e abril, os dados já haviam ficado no vermelho em janeiro.
"Isso nos coloca em alerta, pois podemos estar vivendo mais um momento de redução no consumo em nossa cidade. Ainda assim, os resultados de longo prazo continuam positivos. Tanto na comparação do acumulado do ano quanto no acumulado de 12 meses estamos com resultados ainda acima de 10%. Porém, é preciso ficarmos atentos aos próximos meses, que devem representar uma retomada no crescimento devido a chegada do frio e de datas importantes que tendem a trazer bons resultados para o varejo", analisou Ness.
Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, concorda que a combinação do frio com as datas comemorativas pode dar novo ânimo às vendas do varejo caxiense. Ele diz que itens de maior valor costumam ter incremento neste período, especialmente com a venda de roupas e acessórios, calçados e outros produtos atrelados às baixas temperaturas.
"Temos todo um mercado que enxerga no inverno uma oportunidade de negócio com melhores resultados. Acreditamos num crescimento em maio amparado no bom desempenho que tivemos no Dia das Mães, com alta de 4,1% nas vendas e com mais da metade dos lojistas apontando que as comercializações foram iguais ou melhores do que ano passado. O que nós da CDL sempre estimulamos é que os lojistas se preparem para a chegada destas datas e também do frio com iniciativas que ajudem a atrair o público, como uma boa decoração, e também foquem na qualificação do atendimento para se destacarem", enseja Cervieri.
Empregos
O mês de abril registrou 6.979 admissões e 6.452 demissões em Caxias do Sul, resultando na geração de 527 empregos formais. Dessa forma, o Município passou a contar com um estoque de 160.895 empregos. A indústria foi o setor que mais abriu empregos no mês, com 417 vagas criadas. Os setores de agropecuária e construção foram os que mais tiveram demissões, com 205 e 13 postos de trabalho fechados, respectivamente. O movimento registrado no setor agropecuário deve-se ao fim da colheita da safra de frutas.
No acumulado de janeira a abril, houve a geração de 2.667 novos postos de trabalho em Caxias.
Comércio internacional
Em abril, o saldo da balança comercial sofreu uma redução de 14,4% em relação a março. O desempenho é positivo, porém, em relação a abril de 2022, com 30,6%, e no acumulado de 12 meses, com 90,7%.
Os principais países de destino das exportações caxienses em abril foram Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e México. Já as importações se originaram da China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão.
Leia mais:
Vinícola Família Ulian, de Flores da Cunha, passa a integrar a Apromontes
Médicos do Sorriso levam descontração para pacientes em Caxias do Sul
UCS lança curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia
Distrito de Tuiuty, em Bento, é o campeão dos Jogos Coloniais da Fenavinho
Festa de Santo Antônio reúne 6 mil fiéis em Bento Gonçalves
Tags:
Desempenho economia abril Caxias do Sul CIC CDL