Irene Marcondes, jornalista e especialista em marketing com MBA pela Fundação Getúlio Vargas
redacao@serraempauta.com
09.06.2023 - 10h44min
As velhas ideias estão com os dias contados. Diferentemente dos métodos tradicionais, que utilizam processos rígidos e presos ao passado, as metodologias ágeis utilizam a tecnologia ao nosso favor - evoluindo a forma de gerenciar projetos, melhorando a comunicação entre os membros do time e impulsionando os negócios.
A celeridade é muito mais sobre a forma como pensamos, do que as ferramentas que temos à nossa disposição. Para ter mudanças reais em qualquer projeto, seja do pequeno negócio às grandes corporações, é preciso adotar um novo mindset. Com a chegada da Indústria 4.0, a interação entre processos humanos e robóticos está cada vez maior. Temos prazos mais curtos e menos espaço para erros.
Pense nas etapas de produção de um produto do seu dia a dia, como o arroz que faz parte das suas refeições diárias: antes de chegar à mesa, há uma longa cadeia: do plantio à colheita, do tratamento à embalagem, da distribuição à venda. A comunicação entre empresas e equipes, a definição de entregas e o alinhamento de informações é essencial para que tudo funcione da melhor forma. Tecnologia e eficiência são importantes, mas as pessoas ainda são o fator fundamental.
Alguns aprendizados sobre a Metodologia Ágil, incluem:
Valor Humano: O foco da sua entrega não está no produto, mas sim naquilo que ele representa. Ao criar uma solução, você está resolvendo o problema de uma pessoa que, na outra ponta, escolheu o seu produto ou serviço para solucionar uma de suas necessidades.
Simples, mas não simplório: Simplicidade é a sua nova palavra-chave. Quando pensamos em processos complexos, que envolvem muitas pessoas, o "menos é mais" deve ser o mantra que prevalece, mas sem deixar de lado etapas essenciais.
Motivação e produtividade andam juntas: Para que uma equipe seja produtiva, ela deve ter um ambiente saudável e acolhedor. A autonomia, a cooperação, a confiança e a comunicação são a base para a produtividade. Lembre-se delas!
Para expandir o seu conhecimento sobre o assunto, indico dois livros: Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias, de Tim Brown, e Scrum: a arte de fazer o dobro na metade do tempo, de Jeff Sutherland. Com um empurrãozinho na direção certa e muita vontade, você tem todas as ferramentas necessárias para transformar seu negócio em uma organização menos burocrática, mais flexível, mais criativa e ainda mais lucrativa, criando conexões com empatia e gerando resultados positivos.
Irene Marcondes é jornalista e especialista em marketing com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É também fundadora e diretora de negócios da IMCMKT, em Caxias do Sul.
Leia mais:
Mais de 20 mil pessoas participam do Corpus Christi em Flores da Cunha
ExpoBento e Fenavinho abrem para brindar negócios e alegria em Bento
Complexo comercial será inaugurado na próxima semana em Caxias
Câmara de Caxias aprova criação da Semana das Tradições de Matrizes Africanas
Caxias apresenta demandas do turismo ao Governo Federal
Tags:
Artigo É hora de uma nova mentalidade Irene Marcondes jornalista especialista em marketing