Siga nossas redes sociais
Logotipo - Dupla Ermi e Domenica lança primeiro EP com faixas ítalo-gaúchas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Dupla Ermi e Domenica lança primeiro EP com faixas ítalo-gaúchas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Música

Dupla Ermi e Domenica lança primeiro EP com faixas ítalo-gaúchas

'Cruzando Fronteiras' apresenta cinco faixas autorais

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Marcelo Pedroso/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Manter vivas as raízes ítalo-gaúchas, revivendo memórias afetivas junto ao público da terceira idade e apresentando músicas folclóricas para as novas gerações. Esse é o propósito da dupla Ermi e Domenica, que lançou seu primeiro EP na semana passada, no YouTube. Intitulado "Cruzando Fronteiras", o trabalho reúne cinco faixas autorais, percorrendo ritmos como valsa, marcha e chamamé.

Parceiros musicais desde 2021, os artistas trazem bagagens culturais distintas. Ermi Coelho, 68 anos, é natural de Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, e pratica acordeon desde a adolescência. Trabalhou como radialista por mais de três décadas, participou de conjuntos de música tradicionalista e ganhou prêmios em rodeios e invernadas de CTG. Já Domenica Fávero é de Bento Gonçalves e descendente de imigrantes italianos. Cantora e compositora, pesquisa desde a década 1980 as manifestações musicais em Talian, das irreverentes canções entoadas em festas coloniais às cantigas infantis.

Além de "Cruzando Fronteiras", faixa em ritmo chamamé que empresta seu título ao projeto, Ermi e Domenica apresentam as canções "Megera" (valsa), "Saga del Bep" (valsa), "Adesso sempre e domani" (marcha) e "Tomba veccia" (valsa). As gravações, feitas no estúdio Vinicius Modelski, contaram com o apoio do músico uruguaio Luís Alberto dos Santos Gonzales no violão e no bandoneon e de Vinício dos Santos Junior na guitarra e no baixo.

"Escolhemos músicas que valorizassem nossas raízes gaúchas e italianas. É um trabalho que busca preservar o idioma Talian, sem deixar de lado a essência gaúcha do acordeon", destaca Ermi.

"Queríamos deixar registradas nossas músicas autorais. Faço esse resgate das raízes desde os anos 1980, com registro em CDs e apresentações, sempre no Talian. É importante a preservação da nossa língua e dos nossos costumes", complementa Domenica.

O projeto "Cruzando Fronteiras" conta com recursos do edital 2022 do Financiamento da Arte e Cultura (Financiarte) de Caxias do Sul.

Leia mais:
Empresa caxiense é premiada e participa de missão no Chile
Gilmar Marcílio lança o livro O amor é uma aurora, em Caxias
Floricultura de Caxias lança workshops para conservar as flores
Congresso das Testemunhas de Jeová será realizado em Caxias do Sul
Caxias do Sul premia seus melhores vinhos e sucos

Tags:

Música dupla Ermi e Domenica lança primeiro EP cinco faixas ítalo-gaúchas