Bispo terá a tarefa de comandar a UCS e o Hospital Geral
redacao@serraempauta.com
23.03.2023 - 22h21min
A Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) tem novo presidente e vice. A eleição para o Conselho Diretor da entidade ocorreu nesta quinta-feira (23), à noite.
O representante da Mitra Diocesana, padre Eleandro Teles, apresentou a candidatura do bispo dom José Gislon. O atual presidente, José Quadros dos Santos, não concorreu à reeleição. O bispo foi eleito por aclamação. Esta é a primeira vez que o representante da Mitra assume a presidência da Fucs. Gislon não esteve presente na eleição por que participa nesta semana do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
Já a eleição para vice-presidente teve disputa entre Cláudio Pessôa de Oliveira e Jaime Marchet, representantes do Município de Caxias e da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), respectivamente. Pessôa venceu por maioria, com os votos decisivos da vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) e do advogado Adir Rech, representantes do Governo do Estado.
Fontes que estiveram próximas do processo eleitoral disseram à reportagem que a vitória do bispo e de Cláudio Pessôa de Oliveira trouxe um clima de alívio.
Gislon deve iniciar na próxima semana as reuniões de transição. A data da posse não está marcada, mas deve ocorrer até o final de maio. O mandato é de três anos.
A Fucs é formada por representantes do Município de Caxias, da CIC, do Governo do Estado, da Mitra Diocesana, da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e da UCS.
A Fundação tem como mantidas a UCS, o Centro Tecnológico UCS (Cetec); as rádios UCSfm e o Hospital Geral.
Leia mais:
Instituto Hélice gera benefício de cerca de R$ 1,5 milhão para associadas
Semma promove Festa da Ecologia no Ecoparque, em Caxias
Bento Gonçalves inicia o ano com a criação de 365 empregos
Denise Pessôa pede ao Ministério da Cultura o tombamento federal da Maesa, em Caxias
Secretaria de Trânsito e consultoria apresentam Plano de Mobilidade de Caxias
Tags:
Por aclamação bispo dom José Gislon eleito presidente Fundação Universidade de Caxias do Sul Fucs Caxias do Sul