Siga nossas redes sociais
Logotipo - Documento pretende preparar Caxias do Sul para eventos climáticos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Documento pretende preparar Caxias do Sul para eventos climáticos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Parceria

Documento pretende preparar Caxias do Sul para eventos climáticos

UCS e Prefeitura irão reunir dados para criar um plano de ação

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Ícaro de Campos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito Adiló Didomenico e o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, assinaram um protocolo de intenções com o objetivo organizar um plano de ação para preparar o Município para eventos climáticos, cada vez mais frequentes.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O documento tem o intuito de identificar e ter uma compreensão maior sobre os cenários de risco aos quais a cidade está exposta buscando formas de desenvolver um plano para reduzir os impactos, obtendo dados e prognósticos que auxiliem na tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento de uma cidade resiliente e para ações no pós-calamidade pública climática.

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) e a UCS realizarão um prognóstico e também um levantamento de dados sobre cidades resilientes, incluindo aspectos como impacto das questões climáticas, meio ambiente, mobilidade urbana, gestão de resíduos, eficiência energética, redes de comunicação, entre outros.

Além do levantamento de dados, a UCS e a Fucs, irão elaborar  um relatório detalhado contendo os resultados da pesquisa, análises e recomendações, que será disponibilizado ao Município.

"De uma forma voluntária a gente faz essa entrega, obviamente é o início de um trabalho, a entrega se dará posteriormente, e depois com alguns outros municípios também teremos essa generosidade. Nós acreditamos que gestão se faz com conhecimento, como vocês bem sabem e bem fazem. Sim, para fazer gestão tem que ter dados, tem que ter indicadores. É o que nós sabemos fazer e é o que nesse momento de crise queremos ajudar a Prefeitura”, destacou o reitor.

Já a Prefeitura irá fornecer à Fucs e a UCS acesso às informações e dados públicos necessários para a realização do levantamento, bem como facilitar o contato com entidades e órgãos municipais relevantes para a pesquisa. Ainda, utilizar os dados e informações fornecidos de forma a promover o desenvolvimento sustentável e a resiliência da cidade, especialmente em situações como a que o Município vem enfrentando devido à calamidade.

O protocolo de intenções terá vigência de seis meses, a contar da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado mediante acordo entre as partes envolvidas.

Adiló ressaltou a importância de investir em prevenção, destacou os piscinões que tanto ajudaram para conter alagamentos na cidade e também agradeceu a parceria com a UCS.

Leia mais:
Samae trabalha na implantação da nova adutora do Marrecas na Rota do Sol, em Caxias
Caxias do Sul recebe aumento do repasse do Fundo dos Municípios
Artigo - Indústria da superação diante do maior desafio
Hamburgueria de Caxias do Sul celebra cinco anos em junho
Celebração de Corpus Christi reúne mais de 10 mil fiéis em Caxias do Sul

Tags:

Parceria UCS Prefeitura de Caxias do Sul protocolo de intenções documento preparar Caxias do Sul eventos climáticos Caxias do Sul