Siga nossas redes sociais
Logotipo - Documentário sobre o trabalho de coletivos culturais de Caxias estreia no Ordovás | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Documentário sobre o trabalho de coletivos culturais de Caxias estreia no Ordovás | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Audiovisual

Documentário sobre o trabalho de coletivos culturais de Caxias estreia no Ordovás

Produção mostra a interconexão através da atuação na arte, literatura e educação

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Maurício Concatto/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Registro da última entrevista em vídeo do produtor cultural Claudio Troian, falecido em outubro de 2024

A segunda edição do documentário Recortes Culturais, criado em 2021 para apresentar o trabalho de coletivos culturais da cidade de Caxias do Sul, já tem data de estreia. O lançamento está previsto para a quarta-feira (12), na Sala de Cinema do Centro de Cultura Ordovás, às 20h, seguido de bate-papo com a diretora Bianca Sganderlla. O evento é aberto ao público.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Nesta segunda edição, o vídeo documentário, com duração de 25 minutos, se propõe a registrar também a interconexão entre estes coletivos através da sua atuação na arte, literatura e educação. O Recortes Culturais II evidencia a atuação do Órbita Literária, do CAE- Criança & Adolescentes no esporte - Ampliando Horizontes e dos grupos de Maracatu - Zingado, Baque dos Bugres e Folhas de Juremas. Para contemplar a acessibilidade, o documentário vai disponibilizar audiodescrição e Libras.

Conforme a diretora Bianca Sganderlla, além de dar luz a iniciativas culturais relevantes no município, o documentário também acaba se tornando um importante registro histórico cultural. Foi assim na primeira edição do Recortes Culturais, que perpetuou nas telas a memória da icônica Casa Paralela e marcou a última atividade do local com a exibição do próprio documentário.

No Recortes Culturais II, o destaque e a homenagem é para a última entrevista em vídeo do expoente produtor cultural Claudio Troian, falecido em outubro de 2024, falando sobre os encontros do Órbita Literária e de como “a literatura permite ir muito longe, sem sair do lugar”. 

O documentário denota ainda a importância da união das diferentes expressões artísticas e dos grupos. “Ali vemos que os grupos de Maracatu já deram oficinas no CAE, que o CAE abriga a literatura, que o Órbita Literária recebe o teatro. Nosso objetivo de registrar esta intersecção entre os grupos é também de motivar outros grupos a se conectarem”, destaca a diretora.

Recortes Culturais II foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, a partir do edital n° 263/2023 da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Leia mais:
Mutirão de Saúde da Mulher ocorre no próximo sábado, em Caxias

Farmácia caxiense passa a manipular medicamentos e produtos para pets
Ipê e Nova Roma do Sul recebem emendas da deputada Denise Pessôa
São Valentim da 6ª Légua, em Caxias, passa a ter transporte coletivo

Prefeito de Caxias viaja para Brasília nos próximos dias

Tags:

Cultura Caxias do Sul Documentário Coletivos Culturais Produção Ordovás Bianca Sganderlla