Siga nossas redes sociais
Logotipo - Documentário \
Logotipo - Documentário \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Nova edição

Documentário "De que lado que tu samba?" está disponível no YouTube

Obra tem como personagem o mestre de bateria, Ivan Diego Feijó da Silva, o Mestre Batata, e celebra o movimento carnavalesco de Caxias

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Antônio Valiente/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Já está disponível on-line o documentário "De que lado que tu samba? O rufar do Mestre Batata", produzido em Caxias do Sul. Após um período de circulação em festivais nacionais, sendo selecionado para o Festival de Cinema Periférico 'Doutrolado', de Betim, em Minas Gerais, em 2021, o filme pode ser encontrado gratuitamente no seu canal no YouTube.

Entre as novidades, está uma redução na sua duração, que agora conta com 42 minutos após novo processo de edição, realizado especialmente para a disponibilização on-line, e a inclusão de imagens do Carnaval de 2009, cedidas por Susana Cordova Duarte.

"O documentário merecia um novo tratamento, e reduzir o tempo foi uma das melhorias. Percebemos que poderíamos condensar algumas falas sem que se perdesse a ideia central dos assuntos abordados", aponta o diretor e proponente do projeto, Ernani Viana.

No mesmo canal, também se encontra o documentário em versão legendada, oferecendo acessibilidade ao material, e também um videoclipe do samba-enredo "Mestre Batata pergunta de que lado que tu samba", parte da trilha sonora original. A canção teve sequência rítmica elaborada pelo Mestre Batata, produção musical do músico Roberto Scopel, do projeto Beto e Suas Máquinas, letra de Sandro da Cruz e Guy Ribeiro e voz de Sandro da Cruz e Vagner Macedo.

Sobre o doc

O personagem principal é o premiado mestre de bateria, Ivan Diego Feijó da Silva, o Mestre Batata, da Acadêmicos Pérola Negra. A obra documental é contextualizada pela presença negra e algumas das suas organizações associativas de Caxias do Sul, celebrando as escolas de samba e o movimento carnavalesco da cidade.

O filme conta com depoimentos dos historiadores Fabricio Romani Gomes e Lucas Caregnato, ambos com trabalhos na área da cultura, do samba e do movimento negro, além de representantes do carnaval caxiense como Bira Ferreira, Salesio Macedo (Tio Cafú) e Julio César Gilbert (Cesinha), entre outros.

Sobre o Mestre Batata

Mestre Batata nasceu em 1983 na periferia de Caxias do Sul, no Bairro Pioneiro. Aos três anos, sua mãe já o levava, junto com seu irmão, para os ensaios da Escola Incríveis do Ritmo. Entre 1995 e 2004 insere-se como ritmista nas escolas XV de Novembro, Unidos do É O Tchan, São Vicente, Reino do Sol e Lua, Império da Zona Norte, Unidos do Pôr do Sol, Fidalgos e Aristocratas e Samba Puro, sendo estes dois últimos em Porto Alegre.

Em 2007, esteve à frente da bateria da Incríveis do Ritmo e, entre 2008 e 2009, na Protegidos da Princesa, onde conquistou seu primeiro título no Grupo Especial.

No decorrer da carreira, recebeu diversos prêmios como melhor Mestre de Bateria, como o Estandarte de Ouro e o Mérito do Samba, reconhecimento ofertado pela Associação Carnavalesca de Caxias do Sul (Assencar).

Desde 2017 atua na escola Acadêmicos Pérola Negra, além de participar do grupo Samba Show, voltado para eventos particulares.

Leia mais:
Procon de Caxias do Sul dá dicas para realizar as compras de Natal
Apresentada agenda da 124ª Romaria Votiva de Caravaggio, em Farroupilha
Caxias do Sul recebe inscrições para a Convocatória de Arte 2024
Caxias do Sul Basquete sofre dura derrota para o Corinthians 
MP combate exploração de máquinas caça-níqueis em Bento

Tags:

Nova edição documentário "De que lado que tu samba?" disponível YouTube mestre de bateria Mestre Batata movimento carnavalesco Caxias do Sul