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Dnit pretende iniciar melhorias na BR-470 entre Carlos Barbosa e Nova Prata até junho de 2022

Também está previsto a restabilização da ponte entre Bento e Veranópolis

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
23.11.2021 - 13h01min

Bárbara Salvatti/Exata Comunicação/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Com a apresentação de investimentos nas áreas de transporte e logística no Rio Grande do Sul, representantes do Governo Federal mostraram um panorama da situação das estradas e de outros modais na Serra gaúcha, em painel realizado nesta segunda-feira (22) em Bento Gonçalves.

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A promoção foi do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e da Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra). O encontro reuniu o senador Luís Carlos Heinze (PP), o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva e o analista de Infraestrutura do Ministério da Infraestrutura, Eduardo Rocha Praça.

O futuro da BR-470 foi uma das principais pautas. Conforme o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, um estudo de viabilidade técnica econômica ambiental (VTA) apontou a necessidade de contratação de um projeto para contemplar melhorias num trecho de cerca de 80 quilômetros, entre Nova Prata e Carlos Barbosa.

"Queremos lançar o edital de contratação no primeiro semestre de 2022; o estudo apontou a necessidade de melhoria de capacidade, duplicação, restauração da pista existente, alargamento", disse.

Entre algumas obras pontuais previstas para a BR-470 está a restabilização da Ponte Ernesto Dornelles, entre os municípios de Bento e Veranópolis. A análise de risco já foi concluída, assim como o anteprojeto. A ideia é que ela entre na categoria de pontes que suportem 45 toneladas. A intenção é contratar o projeto no primeiro semestre do ano que vem.

Neste ano, o orçamento destinado pelo governo federal para obras no Estado é de R$ 612 milhões. Com esse dinheiro, por exemplo, não seria possível fazer o prolongamento da BR-448 com a RS-122, uma das obras desejadas pelas lideranças serranas, estimada em cerca de R$ 1 bilhão.

Outra obra importante é a rodovia Transaçoriana, que se tornará uma alternativa para aliviar o tráfego da BR-116, na Região Metropolitana. No início deste ano, Heinze destinou R$ 8 milhões para a rodovia. O acesso para quem vem da Serra é nas proximidades do Campus da UCS em São Sebastião do Caí, chegando a Nova Santa Rita e à BR-386.

Presidentes elogiam avanços e destacam parcerias

O presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, destacou em seu pronunciamento os esforços coletivos entre iniciativa privada e poder público para solucionar gargalos logísticos.

"Esse é um momento ímpar para entendermos, juntos, a conjuntura que envolve o assunto da infraestrutura e criarmos, coletivamente, caminhos para vencer esses obstáculos", disse.

O presidente da CICS Serra, Elton Paulo Gialdi, disse que a presença de cada participante do painel legitimava e fortalecia o desejo por melhorias nas questões infraestruturais do Estado. "Queremos sensibilizar o governo federal da necessidade e importância de colocar em sua pauta de investimentos a conclusão e a duplicação da BR -470 e também de melhorias na BR-116, em especial em São Marcos", disse Gialdi.

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