Siga nossas redes sociais
Logotipo - Divulgado resultado de infestação pelo mosquito da dengue em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Divulgado resultado de infestação pelo mosquito da dengue em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Levantamento

Divulgado resultado de infestação pelo mosquito da dengue em Caxias

A coleta de dados consiste em visitas a imóveis em quarteirões definidos por sistema de computador, abrangendo a todo o Município

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Cristhine Martins Goulart/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Vigilância Ambiental em Saúde divulgou na quinta-feira (31) o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa) em Caxias do Sul. O trabalho ocorreu de 9 a 16 de agosto, e serve para identificar o nível de infestação do mosquito da dengue na cidade. O levantamento é realizado quatro vezes ao ano por meio de visitas em quarteirões definidos aleatoriamente em um sistema de computador, abrangendo a todas as regiões do Município.

A exemplo de pesquisas anteriores, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde superou a meta de visitas a serem realizadas para o estudo: foram realizadas 7.998, um total de 1.068 a mais do que o previsto, que era de 6.930. Foram coletadas 27 amostras, entre lavas, pupas ou mosquitos adultos. Destas, exames em laboratório confirmaram que três eram de Aedes aegypti. Duas delas em um único imóvel, contabilizando dois focos no total.

Em função desta edição do levantamento ter sido realizado no inverno, período em que historicamente o nível de infestação é considerado pequeno, o resultado apontado é de baixo risco de epidemia no momento.

Mesmo assim, o diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, reforça que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue precisam ser mantidos, uma vez que os ovos são resistentes ao frio e a reprodução do inseto tende a acelerar no período do calor.

"O ideal é não ter nenhum ambiente que acumule água parada para não arriscar. Em locais com recipientes de captação da água da chuva o cuidado deve ser redobrado. As calhas e extravasores (ladrão) devem ser telados, tampas das caixas bem vedadas e que não tenham rachaduras ou buracos. As caixas não devem ficar abertas em nenhum momento do dia, afinal o mosquito é bem esperto e entra por qualquer espaço para colocar seus ovos", explica.

Independentemente do período do ano, os agentes de combate às endemias seguem com visitas domiciliares, atividades educativas e monitoramento quinzenal em 197 pontos estratégicos, locais onde há grande probabilidade de surgirem criadouros. As orientações para a população repassadas pela Secretaria da Saúde permanecem as mesmas: limpar pátios, guardar recipientes abertos em locais fechados, descartar corretamente lixo e pneus, higienizar bem bebedouros de animais para impedir a proliferação do mosquito.

Caxias totaliza em 2023, até o momento, 710 focos da dengue e 39 casos da doença, sendo dois contraídos no Município.

Leia mais:
Prefeitura de Caxias realiza mais de 400 cadastros no Habita Caxias
Edson da Rosa retorna à Secretaria da Educação de Caxias
Temporal provoca queda de árvores na área urbana e rural de Caxias
Hospedagem Solidária acolheu 250 homens em situação de rua em Caxias
Orçamento de 2024 prevê salário mínimo de R$ 1.421

Tags:

Levantamento divulgado resultado infestação mosquito dengue Aedes aegypti Caxias do Sul Vigilância Ambiental em Saúde