Autor do projeto, historiador Charles Tonet apresentou e entregou documentação para análise
redacao@serraempauta.com
01.10.2024 - 19h12min
O historiador e autor do projeto, Charles Tonet, entregou a documentação oficial e os relatórios para o reconhecimento da Festa Nacional da Uva como bem de natureza imaterial. Nesta terça-feira, dia 1º de outubro, Tonet apresentou o projeto na Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Dippahc), da Secretaria da Cultura.
A iniciativa é um complemento da lei de autoria da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), que reconhece a Festa como manifestação da cultura municipal.
Conforme a vereadora, a Festa Nacional da Uva é uma parte fundamental da identidade dos caxienses.
"É muito gratificante ver esse processo avançando e, com o reconhecimento como bem imaterial, estamos garantindo que a nossa tradição siga viva, sendo valorizada e preservada para as futuras gerações. Nosso trabalho é cuidar da cultura que construiu nossa cidade", destacou Tatiane.
O ato de entrega também contou com a presença do presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, da rainha Lizandra Mello Chinali e da princesa Letícia de Carvalho. O grupo foi recebido pela coordenadora do Dippahc, Rosana Guarese, que informou que a documentação passará pelos trâmites internos e será analisada pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).
Leia mais:
Prefeitura de Caxias e Senac oferecem cursos para pessoas acima de 50 anos
Prefeitura de Caxias disponibiliza 189 vagas para estágio
Unimed Serra Gaúcha promove ações sobre o câncer de mama
Feira de antiguidades promete descontos de até 30% em Caxias do Sul
Caxias do Sul oficializa o registro da primeira cantina colonial
Tags:
Cultura, reconhecimento Dippahc análise Festa da Uva patrimônio cultural imaterial Caxias do Sul Charles Tonet Tatiane Frizzo