Siga nossas redes sociais
Logotipo - Diocese de Caxias do Sul abre a Campanha da Fraternidade 2024 | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Diocese de Caxias do Sul abre a Campanha da Fraternidade 2024 | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Tempo de Quaresma

Diocese de Caxias do Sul abre a Campanha da Fraternidade 2024

Bispo dom José Gislon defendeu a construção de uma sociedade pacificada e harmoniosa

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Alessandro Debiasi/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Diocese de Caxias do Sul abriu oficialmente, na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (14), a edição de número 60 da Campanha da Fraternidade. O ato aconteceu durante coletiva de imprensa no Espaço Mater Dei, anexo à Catedral Diocesana, com a presença do bispo diocesano, Dom José Gislon.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Neste ano, o mote da Campanha é "Fraternidade e Amizade Social" e o lema: "Vós sois todos irmãos e irmãs". Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade tem seu ponto alto na Quaresma, período de 40 dias que prepara os cristãos para a Páscoa.

Segundo Dom Gislon, que deu início a abertura oficial, a Quaresma e a Campanha da Fraternidade são um tempo propício para refletirmos sobre a beleza e fragilidade da vida, sobre o amor, o perdão e a graça da misericórdia de um Deus que é Pai e que nos ama.

"A Campanha quer nos ajudar a tomar consciência de uma ação importante para a sociedade brasileira: construirmos uma sociedade pacificada, harmoniosa", salientou.

Durante a coletiva de imprensa, a professora e membro do Conselho de Formação da Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil, Maria Beatriz Spier Vargas, explanou sobre a Encíclica Fratelli Tutti.

"Para nós, cristãos, essa fonte de fraternidade e amizade social está no Evangelho de Jesus Cristo. Quaresma é tempo de conversão pessoal e social, tempo especial de graça. Que cada um de nós se disponha a um esforço pela fraternidade, à cultura do encontro, do diálogo e do cuidado com o outro", comentou Beatriz.

O coordenador de Pastoral e vigário geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, apresentou o cronograma de ações da Campanha da Fraternidade 2024 na Diocese.

"Precisamos ter o entendimento de que toda a pessoa é sagrada. O ponto de partida é o reconhecimento de 'quanto vale uma pessoa'. A partir deste entendimento que também é questionamento, olhando para o Evangelho, que é o nosso motivador, nós vamos alargando nosso olhar e nossos horizontes".

Padre Leonardo explanou as ações pensadas em três dimensões, conforme o texto-base da Campanha da Fraternidade: pessoal, eclesial e comunitária.

Confira abaixo as dimensões.

Pessoal

:: O incentivo à oração pessoal e a redescoberta da preciosidade do Sacramento da Reconciliação.
:: O significado do jejum e a sua ligação com os gestos de caridade.
:: A participação nos encontros de famílias, as tradicionais "novenas" realizadas com o subsídio do Regional Sul 3 da CNBB.

Eclesial

::  A Diocese de Caxias do Sul irá realizar, de março a julho de 2024, cinco encontros intitulados: "Economia de Francisco: encontros sobre o Ensino Social do Papa Francisco", que irão abordar as propostas do Pontífice para realmar a economia e propor atividades econômicas alternativas.
:: A Diocese irá propor, ao longo dos próximos meses, a formação específica para agentes da Escola do Perdão e da Reconciliação (EsPeRe), com o método dos círculos de paz e justiça restaurativa.
:: Incentivo à generosidade do povo de Deus na Coleta Nacional da Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos (24 de março). Da totalidade dos recursos, 50% (cinquenta por cento) permanecem na Diocese para investimento nos projetos das pastorais e serviços, conforme edital próprio.

Social

:: A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul está lançando uma ampla campanha de doação de sangue: "Unidos pelo sangue de Cristo, somos irmãos e irmãs".

Campanha de doação de sangue

A Diocese de Caxias está mobilizando a comunidade para a doação de sangue. Os fiéis poderão realizar sua ação concreta no Hemocentro Regional de Caxias do Sul, localizado na Rua Ernesto Alves, 2260.

Ao chegar ao Hemocentro ou ao local de doação nas cidades da Diocese, é necessário informar que a doação é vinculada à campanha de número 154, que identifica a ação. Com esse número, as equipes poderão fazer um levantamento do total de doações por meio desta campanha.

Já estão confirmadas coletas externas nas cidades de Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e São Marcos. O Hemocentro comunicou que nesses casos são atendidos três doadores por vez, em virtude de estrutura física. A mesma ação deverá ocorrer em outros municípios, porém a Diocese está aguardando a confirmação dos responsáveis das outras cidades.

Confira a agenda dos quatro municípios

:: Farroupilha, dia 28 de fevereiro. Local UBS Cinquentenário, na Avenida São Vicente, 145.
:: Bento Gonçalves, dia 6 de março. Local UBS Zona Sul, na Rua Goiânia, 590.
:: Carlos Barbosa, dia 20 de março. Local Hospital São Roque.
:: São Marcos, dia 10 de abril. Local Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, na Rua Carlos Gomes, 657.

Dia D: ação do clero que atua na Diocese

Se é importante essa ação para mobilizar o povo de Deus, quanto mais poder contar com a participação dos pastores. Por isso, a Diocese de Caxias agendou com o Hemocentro a data de 27 de fevereiro, durante todo o dia, para que os padres, que podem doar sangue, façam sua doação.

Leia mais:
A grande estrela da Festa da Uva já está nos Pavilhões, em Caxias

BR-116 entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul tem liberação antecipada
Envase Brasil, em Bento, recebe Copa Sul-Americana de Cerveja
Parceiros Voluntários realiza Carnaval para idosos em Caxias do Sul
BR-116 entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul será bloqueada por 24 horas

Tags:

Tempo de Quaresma Diocese de Caxias do Sul abertura Campanha da Fraternidade 2024 bispo José Gislon Caxias do Sul