Siga nossas redes sociais
Logotipo - Diminui o número de roubo a pedestre e de carro em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Diminui o número de roubo a pedestre e de carro em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Segurança

Diminui o número de roubo a pedestre e de carro em Caxias do Sul

Os dados mostram que desde que o CIOp foi inaugurado houve uma redução na criminalidade

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Andréia Copini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Quatro índices de segurança pública tiveram redução em Caxias do Sul. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Caxias do Sul nesta segunda-feira (18). Para a administração municipal, os números são reflexos do funcionamento do Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul (CIOp), inaugurado em outubro de 2023.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Nos casos de roubo a pedestre houve uma diminuição significativa visto que nos últimos 12 meses foram 745 ocorrências, a média diária apontava dois assaltos por dia. Nos últimos seis meses foram 282, com média diária de 1,6. Já nos últimos três meses, com as câmeras de monitoramento do CIOp foram 131 ocorrências, com média diária de 1,4. Nos casos de roubos a pedestre na área central, a média diária de registros nos últimos 12 meses foi de 0,9/dia.

Os roubos de veículos também tiveram queda representativa. De outubro de 2023 a fevereiro de 2024, período em que o CIOp já estava em funcionamento, foram 67 ocorrências. No período anterior – outubro de 2022 a fevereiro de 2023 – foram 111, ou seja, uma queda de aproximadamente 40%.

Já os roubos em estabelecimentos comerciais diminuíram quase 30%, se comparados os meses de janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

O vandalismo contra os contêineres de lixo orgânico e seletivo também apresentaram uma redução. Entre janeiro e fevereiro de 2023 foram queimados 54. No mesmo período de 2024, foram queimados sete.

O CIOp é composto por 275 câmeras de monitoramento de alta performance, que fazem parte do sistema de cercamento eletrônico da cidade, pensado para aprimorar o sistema de segurança pública do Município. Nele trabalham 40 funcionários, entre policiais militares, guardas municipais, fiscais de trânsito e policiais civis.

O prefeito Adiló Didomenico esteve acompanhando o trabalho do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública na quinta-feira (14).

"Estamos vivendo momentos muito importantes em nosso Município com redução nos assaltos a pedestres, em roubos de veículos. O lado positivo disso é que as seguradoras estão baixando o valor da apólice, ou no mínimo não reajustando. Agradecemos aos órgãos de segurança pelos resultados positivos que a nossa cidade começa a sentir desse trabalho integrado, de inteligência, muito profissional e que começa a refletir em uma melhor qualidade de vida aos nossos caxienses porque segurança é algo muito importante," conclui.

"Temos o Centro Integrado mais especializado do Estado Grande do Sul. O investimento qualificado feito no governo Adiló foi fundamental, o que significa a redução da criminalidade", destacou o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.

Sobre o Centro Integrado de Operações

O sistema de cercamento eletrônico, videomonitoramento e fiscalização eletrônica de trânsito conta com 15 estações de trabalho, com 10 painéis de vídeo de 55 polegadas e 30 monitores de vídeo de bancada de 24 polegadas, que mostram em tempo real, 24h por dia, as imagens captadas pelas câmeras de segurança e que serão acompanhadas por uma equipe de 30 policiais militares, guardas municipais e fiscais de trânsito.

O videomonitoramento é realizado por câmeras fixas e câmeras Speed Dome, que são câmeras de segurança diferenciadas e de alta performance para monitoramento a grandes distâncias que captam e processam imagens de alta qualidade para locais que necessitem de clareza e riqueza de detalhes.

Para o cercamento eletrônico, são 40 faixas LPR, (sistema de captura de imagem e reconhecimento da placa de veículos).

Leia mais:
O consumidor é o centro das atenções de empresas

Inicia elaboração de projetos de PPCI nos prédios da FAS, em Caxias
Irene Ravache traz para Caxias do Sul espetáculo "Alma Despejada"
Viaduto no Bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul, será revitalizado
No primeiro ano de concessão, CSG investe R$ 270 milhões em rodovias na Serra e no Caí

Tags:

Segurança diminui número roubo pedestre carro estabelecimento comercial monitoramento Centro Integrado de Operações CIOp Caxias do Sul