Siga nossas redes sociais
Logotipo - Dia da Internet Segura | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Dia da Internet Segura | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Artigo

Dia da Internet Segura

Mônica Lopes Scariot, advogada e vice-coordenadora da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados, da OAB - Subseção de Caxias do Sul

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bianca Lopes/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Hoje (7 de fevereiro) celebramos o dia na internet segura, sendo o nome original Safer Internet Day. Criada pela organização europeia Insafe, a data foi instituída com o objetivo de promover a conscientização e o uso saudável da internet.

Atualmente a Internet é muito mais que uma ferramenta de trabalho, razão pela qual fomentar a conscientização e refletir acerca dos impactos da utilização consciente e saudável é de suma importância.

Temas como a proteção de dados e a segurança da informação já vêm sendo debatidos no âmbito jurídico em virtude da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) vigente desde setembro de 2020 e do recente progresso da proteção de dados à direito fundamental. No entanto, além dos temas citados, merecem o destaque e cuidado necessário o impacto da internet na rotina das crianças e adolescentes, idosos e cidadãos de uma forma geral.

Cybercrimes aumentam na proporção que acessos se tornam mais facilitados. Cyberbullying e problemas com exposição de conteúdos de menores também são uma reflexão necessária, razão pela qual a data movimenta inúmeros países e propõe que a utilização da rede seja de forma mais positiva.

Letramento e educação digital não servem apenas para compreender a nomenclatura dos termos técnicos desse espaço, mas para impor limites nessa esfera que muitos entendem, de forma equivocada, ser "sem lei". O Marco Civil da Internet possui uma série de princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Além das normas esparsas que protegem os direitos das crianças, adolescentes e idosos há previsão constitucional de proteção aos direitos humanos, à privacidade, à igualdade, à liberdade, não discriminação, etc. de forma que a conscientização, prevenção e reflexão do tema são necessários e vem ao encontro do momento atual, diante do aumento de crimes virtuais, casos de depressão infantil, crimes de ódio, entre outros.

Mônica Lopes Scariot, advogada e vice-coordenadora da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados, da OAB - Subseção de Caxias do Sul.

Leia mais:
Apresentado cartaz da Festa das Colheitas 2023, em Caxias
Caxias tem feira de antiguidades no próximo sábado e domingo
Secretaria da Cultura abre inscrições para aulas de teatro e circo em Caxias
Prefeitura de Bento inaugura Centro Cultural Tuiuty
OPINIÃO: Picolé na Antártida e nossa corrupção do dia a dia

Tags:

Artigo Dia da Internet Segura Mônica Lopes Scariot Caxias do Sul