Siga nossas redes sociais
Logotipo - Deputado Neri lança instituto para finalidades sociais neste domingo | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Deputado Neri lança instituto para finalidades sociais neste domingo | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Solidariedade

Deputado Neri lança instituto para finalidades sociais neste domingo

Criado há quase 15 anos, grupo voluntário ganha personalidade jurídica que permite ampliação de ações sociais sem fins lucrativos

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniel Bianchi/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O que começou como um anseio individual de proporcionar um Natal mais feliz para crianças carentes, há quase 15 anos, se torna, neste domingo (4), uma entidade social formalizada com cerca de 230 voluntários. Idealizado pelo deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), o Instituto Fazer o Bem Faz Bem será lançado em um almoço beneficente, às 12h, no salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Loteamento Bortolini, Bairro Bela Vista, em Caxias do Sul.

Como ocorre anualmente, o evento de final de ano do grupo tem como finalidade a arrecadação de recursos para a aquisição de brinquedos, alimentos, bebidas e utensílios que serão destinados a festas comunitárias de Natal em Caxias e região. Nesta edição, a promoção também marca a personalização jurídica da iniciativa. Como instituto, o Fazer o Bem Faz Bem será uma entidade de natureza privada, sem fins lucrativos, com renda revertida às finalidades sociais descritas em estatuto.

"Esse é um trabalho voluntário que fazemos há muito tempo, bem antes de eu entrar para a política, e que foi crescendo ao longo desses anos. Com a oficialização do instituto, teremos condições de ampliar as ações sociais e educativas, com novos projetos, e deixando ainda mais distinto o que é o trabalho da entidade e o que é do deputado estadual", explica Neri, que será o presidente do instituto.

História

O que se tornaria o grupo Fazer o Bem Faz Bem surgiu da iniciativa do hoje deputado estadual Neri, o Carteiro de organizar festas comunitárias de Natal para crianças, em 2008. Conhecido pela coordenação dos eventos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Cruzeiro, Neri foi procurado por uma pessoa que necessitava de recursos para um tratamento de saúde. Daí surgiu a ideia da realização dos almoços e jantares beneficentes.

Com o crescimento de ambas ações, mais pessoas foram se agregando em torno da proposta, formando o grupo Fazer o bem Faz Bem. As festas de Natal se ampliaram para mais bairros e cidades vizinhas e os eventos beneficentes aumentando em frequência, até se chegar aos atuais dois por mês. Uma terceira atividade assistencial – o empréstimo de equipamentos hospitalares (cadeiras de rodas, camas de internação e muletas) recebidos por doação – foi incorporada.

Projetos

Entre as iniciativas em desenvolvimento para futura implementação pelo instituto estão a confecção de fraldas geriátricas, para distribuição conforme avaliação social; a implantação de uma farmácia solidária (com coleta e distribuição gratuita de medicamentos); e a realização de cursos profissionalizantes e atividades educativas e sociais.

"São muitas mãos estendidas voluntariamente para um só propósito: acolher as pessoas e ajudar aqueles que mais precisam", define Neri.

Leia também:
Hospital de Farroupilha realiza primeira cirurgia de parkinson
Bento recebe R$ 3,65 milhões para obras do Hospital Público
Caxias realiza caminhada pelo fim da violência contra as mulheres
UAB de Caxias recebe última edição do Câmara vai aos Bairros
Ana Rech, em Caxias, apresenta programação do Encanto de Natal

Tags:

Solidariedade Neri, o Carteiro lança Instituto Fazer o Bem Faz Bem Caxias do Sul