Deputada federal encaminhou o mesmo pedido ao Iphan
redacao@serraempauta.com
23.03.2023 - 13h18min
A deputada federal Denise Pessôa (PT) solicitou nesta nesta quarta-feira (22) o tombamento federal do prédio da Metalúrgica Abramo Eberle S.A (Maesa), em Caxias do Sul. A parlamentar entregou o documento para o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, durante audiência em Brasília.
"O tombamento nacional garantirá o reconhecimento do valor do prédio enquanto ícone da arquitetura industrial com forte importância no Brasil e na América Latina", afirmou a parlamentar.
A mesma solicitação ocorreu um dia antes, quando Denise esteve reunida com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
Conforme a deputada, o tombamento federal se justifica, uma vez que faz referência à identidade da classe trabalhadora brasileira. Além disso preserva a memória dos trabalhadores na luta pelo desenvolvimento nacional e a memória dos operários e operárias que doaram suas vidas à construção do país.
O ex-vice-prefeito de Caxias, Ricardo Fabris de Abreu, produziu um documento em que pede a inclusão do complexo da Maesa no livro do tombo histórico nacional. Ele pretende protocolar a solicitação no Ministério da Cultura no dia 30 de março.
Atualizada em 23/03/2023, às 18h09min.
Leia mais:
Secretaria de Trânsito e consultoria apresentam Plano de Mobilidade de Caxias
Fiscalização nas represas em Caxias termina com aumento de 11% nas abordagens
Felipe Gremelmaier entrega demandas de Caxias ao vice-governador Gabriel Souza
Di Paolo apresenta novo projeto arquitetônico de unidade em Caxias
'Me perdoem do fundo do coração', diz vereador de Caxias Sandro Fantinel
Tags:
Patrimônio público Denise Pessôa Ministério da Cultura tombamento federal Maesa Caxias do Sul