Ela defende a reaproximação do Legislativo com a população caxiense
andre.tajes@serraempauta.com
03.01.2022 - 17h53min
A vereadora Denise Pessôa (PT) tomou posse nesta segunda-feira (3) na presidência da Câmara de Caxias do Sul destacando que o Legislativo precisa se reaproximar da população. Ela é a terceira mulher a assumir o cargo na história do Legislativo. Antes de Denise, ocuparam o posto a pedetista Rachel Grazziotin (1985 – 1986) e a emedebista Geni Peteffi (2012) (ambas in memoriam).
"O Poder Legislativo precisa acompanhar o movimento da sociedade que retoma suas atividades. É necessário que nos reaproximemos da população caxiense para ouvir e acolher essas transformações que ocorreram nesse triste período da pandemia".
Para isso, a presidente ressaltou o retorno do "Câmara vai aos Bairros" e a implantação do projeto "A Casa é Sua", que pretende convidar entidades, escolas e organizações sociais para visitar e conhecer o funcionamento do Legislativo.
"Temos como desafio promover debates sobre grandes temas que preparem Caxias pro futuro, além de construir mecanismos de participação cidadã on-line para que os caxienses participem das decisões do Poder Legislativo".
Em seu discurso, Denise também destacou a importância de cada um dos colegas que integram a Mesa Diretora. Ela citou a experiência dos vereadores Clóvis Xuxa (PTB) e José Dambrós, 2º secretário e 1º secretário, respectivamente, com o movimento comunitarista. Comentou sobre o comprometimento do ex-presidente Velocino Uez (PTB), agora 2º vice-presidente, com suas raízes, a área rural. E ressaltou a representatividade da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), que assumiu a 1ª vice-presidência da Casa, e assim forma a maior participação das mulheres nos dois maiores cargos do Legislativo.
"Estamos fazendo história. Em memória da ex-vereadoras e presidentas Raquel Grazziotin e Geni Petteffi, faremos o melhor trabalho, comprometido com Caxias do Sul, mas também com a lutas das mulheres que ainda não tem a sua representação proporcional", disse Denise.
A nova presidente também elencou outros projetos que pretende implantar durante o ano como a implantação da TV Câmara em canal aberto e da Rádio Câmara; e a modernização da Câmara com a assinatura digital (iniciada pelo ex-presidente Ricardo Daneluz, do PDT e seguida por Uez).
Ao final do discurso, Denise se dirigiu ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB). Ela garantiu que o Legislativo terá uma atuação independente, mas harmônica e em sintonia com as necessidades da cidade.
"Nunca fiz oposição a cidade e não será agora que farei. No dia da eleição da Mesa falava que respeitar a representatividade de partidos de oposição, demonstra maturidade e diálogo de partidos de situação. E lembrei que expressivas lideranças da cidade tiveram essa grandeza, o então prefeito Pepe Vargas soube trabalhar com o presidente, o vereador Francisco Spiendorello, assim como o então prefeito Sartori também trabalhou com o presidente, o vereador Marcos Daneluz. Isso é saudável para democracia! Grandes líderes têm grandes atitudes!", finalizou.
Leia também:
Presidente da Câmara, José Bortolini assume como prefeito em exercício de Garibaldi
Prefeitura de Bento busca empréstimo de R$ 25 milhões
Samae investiu mais de R$ 54 milhões em melhorias ao longo de 2021
Caxias pode decretar situação de emergência por causa da estiagem
Viaduto Mário David Vanin e entorno recebem iluminação led
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul posse Denise Pessôa, presidente 2022 Caxias do Sul