Siga nossas redes sociais
Logotipo - Definidas as presidências das comissões permanentes da Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Definidas as presidências das comissões permanentes da Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Definidas as presidências das comissões permanentes da Câmara de Caxias

Reunião aconteceu por cerca de 2 horas, em clima de tensão, na sala das comissões 

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

Após a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul na tarde desta sexta-feira, dia 1° de janeiro, o novo presidente da Casa, vereador Velocino Uez (PTB), suspendeu a sessão de eleição da Mesa Diretora para a definição da composição das 11 comissões permanentes e das presidências de cada uma delas.

Por cerca de 2 horas e um clima tenso, os 23 vereadores se reuniram na sala das comissões e tiveram o primeiro enfrentamento para demarcar território. O vereador Wagner Petrini (PSB), o Muleke, que conduziu os trabalhos da reunião informou que a distribuição das presidências das comissões seguiria o critério da proporcionalidade entre os partidos de maiores bancadas da Casa – PTB, PT, PSDB e PSB – cada um com o direito a indicar o presidente da Câmara e duas presidências de comissões por ano. Durante o período em que vereador do partido ocupar a presidência da Câmara, a sigla tem direito a indicar o comando de uma comissão. Já MDB, PDT e Novo teriam direito a presidência de uma comissão.

O vereador Mauricio Marcon (Novo), que reivindicava a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário teve a sua intenção rejeitada entre a maioria dos vereadores. Muleke sugeriu aos vereadores do Novo a presidência da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social. Marcon negou a oferta e subiu o tom durante as discussões.

A Comissão de Segurança acabou com a presidência do vereador Alexandre Bortoluz, o Bortola (PP).

A reunião foi encerrada sem uma definição da presidência da Comissão de Ética Parlamentar, formada pelos vereadores Marcon, Bortola, Denise Pessôa (PT), Gladis Frizzo (MDB) e Renato Oliveira (PCdoB). A definição deve ocorrer nos próximos dias. Por enquanto, Oliveira, o parlamentar mais velho entre os integrantes da Comissão, fica responsável pelo grupo.

Comissões Permanentes

Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo
Presidente Lucas Caregnato (PT)
, Wagner Petrini, o Muleke (PSB), Sandro Fantinel (Patriota), Ricardo Daneluz (PDT) e Marisol Santos (PSDB).

Constituição, Justiça e Legislação
Presidente Tatiane Frizzo (PSDB), Maurício Scalco (Novo), Elisandro Fiuza (Republicanos), Felipe Gremelmaier (MDB) e Alexandre Bortoluz (PP)

Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo
Presidente Olmir Cadore (PSDB), Maurício Scalco (Novo), Clóvis de Oliveira, o Xuxa (PTB), Denise Pessôa (PT) e Rafael Bueno (PDT).

Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação
Presidente Wagner Petrini, o Muleke (PSB), Adriano Bressan (PTB), Denise Pessôa (PT), Maurício Marcon (Novo) e Ricardo Daneluz (PDT).

Direitos Humanos, Cidadania e Segurança
Presidente Estela Balardin (PT), Clóvis de Oliveira, o Xuxa (PTB), Renato Oliveira (PCdoB), Denise Pessôa (PT) e Elisandro Fiuza (Republicanos).

Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer
Presidente Adriano Bressan (PTB), Wagner Petrini, o Muleke (PSB), Lucas Caregnato (PT), Rafael Bueno (PDT) e Marisol Santos (PSDB).

Ética Parlamentar
Maurício Marcon (Novo), Denise Pessôa (PT), Alexandre Bortoluz, o Bortola (PP), Gladis Frizzo (MDB) e Renato Oliveira (PCdoB).

Legislação Participativa e Comunitária
Presidente Gilfredo de Camillis (PSB), José Dambrós (PSB), Clóvis de Oliveira, o Xuxa (PTB), Estela Balardin (PT) e Gladis Frizzo (MDB).

Saúde e Meio Ambiente
Presidente Rafael Bueno (PDT), Renato Oliveira (PCdoB), José Dambrós (PSB), Adriano Bressan (PTB) e Olmir Cadore (PSDB).

Idoso
Presidente Gladis Frizzo (MDB), Elisandro Fiuza (Republicanos), Gilfredo de Camillis (PSB), Maurício Marcon (Novo) e Tatiane Frizzo (PSDB).

Segurança Pública e Proteção Social
Presidente Alexandre Bortoluz, o Bortola (PP), Juliano Valim (PSD), Sandro Fantinel (Patriota), Adriano Bressan (PTB) e Ricardo Daneluz (PDT).

Tags:

Legislativo comissões permanentes Câmara de Vereadores Caxias do Sul