Siga nossas redes sociais
Logotipo - Defesa Civil interdita duas residências do Rio Branco, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Defesa Civil interdita duas residências do Rio Branco, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • banner-painel-institucional.jpeg
  • banner_samae-acquafest_970x250.gif

Estragos

Defesa Civil interdita duas residências do Rio Branco, em Caxias do Sul

Volume de chuva na madrugada desta segunda-feira causou danos também na drenagem pluvial na Rua Júlio Calegari

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Em uma das casas, a água chegou próxima a televisão instalada em um móvel na sala.

A forte chuva da madrugada nesta segunda-feira (20) causou diversos estragos em Caxias do Sul. Em apenas uma hora, foram registrados 47,6 mm de precipitação, o equivalente a 22% do volume médio esperado para todo o mês de janeiro, que é de 213 mm.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Um dos pontos críticos foi no cruzamento das ruas Tancredo Feijó e Padre Nóbrega, no Rio Branco, onde duas residências foram inspecionadas pelo Corpo de Bombeiros e interditadas pela Defesa Civil. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil, Armando da Silva.

Segundo relatos de moradores, os alagamentos nas residências iniciaram após uma obra na rede de drenagem realizada na metade do ano passado. Uma chuva na véspera do Natal alagou duas residências, no dia 2 de janeiro a água invadiu seis residências. Já na chuva da sexta, oito moradias ficaram alagadas com a água que entra pelos canos de esgoto e vaso sanitário.

Desde sábado (18), as equipes da Secretaria de Obras estão trabalhando na construção de um desvio na rede de drenagem para prevenir alagamentos nas residências, porém a chuva da madrugada deste domingo voltou a alagar as casas.

Com a correnteza da chuva, a terra do buraco aberto para a obra foi levada rua abaixo, causando alagamentos na Rua José Martha. Equipes da Secretaria de Obras irão limpar as bocas de lobo deste trecho na tarde desta segunda, para que não haja mais registro de incidentes.

Outro ponto que causou transtorno foi no cruzamento da Rua Júlio Calegari com a Rua Fiorindo Fochesatto, no Bairro Esplanada. Nesse local, a rede de drenagem pluvial entrou em colapso devido à força das águas, provocando a ruptura dos canos e danos significativos no asfalto.

Como medida emergencial, a Secretaria de Obras trabalha na substituição dos tubos danificados, construção de duas novas bocas de lobo para, por fim, a Codeca poder reconstruir o pavimento asfáltico.

A Fiscalização de Trânsito está no local orientando os motoristas.

"A rede de drenagem não dá mais conta da vazão e força das águas da chuva. Já existe um projeto, que está indo em breve para a licitação, para que seja feita uma nova rede de drenagem com diâmetro maior de toda extensão da rua. É uma obra grande, mas que vai solucionar todo esse problema histórico de alagamentos nesta região da cidade", informa o secretário de Obras, Lucas Suzin (PRD).

Durante a chuvarada, a Defesa Civil Municipal recebeu chamados de moradores dos bairros Villa Lobos, Floresta, Pio X e Santa Catarina.

Segundo o secretário Suzin, a Prefeitura de Caxias está comprometida em não só fazer a manutenção de redes e limpeza das de bocas de lobo, mas em implementar soluções permanentes para os problemas causados pelas chuvas, priorizando a segurança e o bem-estar dos moradores. 

Leia mais:
Transporte coletivo tem mudanças na Perimetral Sul, em Caxias
Chuva forte causa alagamentos e rompimentos de tubulação em Bento
Acesso a Coronel Pilar recebe recuperação do asfalto e sinalização
Aluno do curso de Design da UCS conquista prêmio nacional
Amesne discute redução de cadastros do Bolsa Família, em Bento

Tags:

Geral estragos Defesa Civil interdita duas residências Rio Branco chuva drenagem pluvial Caxias do Sul