Siga nossas redes sociais
Logotipo - Cultura Hip Hop nas Escolas começa segunda, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Cultura Hip Hop nas Escolas começa segunda, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Formação cultural

Cultura Hip Hop nas Escolas começa segunda, em Caxias do Sul

Projeto chegará a cinco escolas públicas entre os meses de agosto e setembro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fundação Marcopolo/Banco de dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Uma nova edição do projeto Cultura Hip Hop nas Escolas começa nesta segunda-feira (21), em Caxias do Sul. A iniciativa vai levar ações culturais para dentro da sala de aula, tendo as referências da arte como mobilizadoras das atividades. A iniciativa é de Chiquinho Divilas, que é rapper, doutor e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Em agosto, as atividades vão ocorrer nas escolas municipais Presidente Castelo Branco e Evaristo de Antoni. Em setembro, o projeto chega às escolas municipais Governador Roberto Silveira, Machado de Assis e Caldas Junior. O projeto também se insere no contexto do ano em que o Movimento Hip Hop completa 50 anos.

Na abertura das atividades, Divilas trabalha o tema "O Estudo é a Cura". Ele conta sobre como, em um determinando momento da vida, os jovens precisam fazer suas escolhas, falando de sua trajetória pessoal, do fracasso escolar ao doutorado. Nesse contexto, o rapper canta seus próprios raps e recita poesias, transformando o espaço em um sarau. A proposta é mostrar como a arte, em espaços de conflito, tem um papel fundamental para contrariar as estatísticas da violência.

Em outra palestra, o jornalista Carlinhos Santos foca questões entorno da proatividade e ativismo social, destacando como as mídias sociais podem ser um espaço para o compartilhamento de valores positivos em tempos de fake news.

As atividades seguem durante a semana com a Oficina de Rima na qual Chiquinho Divilas estimula os alunos a aproximar a letra de rap com os conteúdos escolares, vivências entre outros assuntos, além de trabalhar com a oratória e expressão corporal através de exercícios em grupos. O projeto também prevê Oficinas de Pajada e Trova Gaúcha, Slam, Dança, DJ, Grafite e Artesanato.

Também acontece a gravação de rimas e pajadas criadas pelos próprios estudantes. Para o encerramento, Divilas sobe ao palco para um show, que também abre espaço para a demonstração de resultado das gravações com as rimas feitas pelos estudantes. Ao mesmo tempo, é finalizado um grafite que também conta com a participação dos estudantes na sua execução.

"O projeto Cultura Hip-Hop nas Escolas oportuniza aos alunos experiências na Cultura Hip Hop que servirá como alicerce de apoio na formação cultural e social desses adolescentes e contribui com a ascensão deles como sujeitos ativos, capazes de lutar por um mundo melhor", diz o ativista social.

Leia mais:
Eleito trio de soberanas da Fenavindima, em Flores da Cunha
Caxias recebe primeira edição da Taça das Favelas neste domingo
Samae libera trecho da Atílio Andreazza para tráfego de veículos
Exportações de vinhos cresceram 1,7% no primeiro semestre
Grupo de trabalho alinha ações de remoção de fios em Caxias do Sul

Tags:

Formação cultural Cultura Hip Hop nas Escolas Caxias do Sul Chiquinho Divilas