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Levantamento

CSG mapeia profundidade e relevo de rios para melhorias em pontes do Vale do Caí

Estudo ocorreu em janeiro em 21 estruturas localizadas na RS-122, entre os Km 11 e 38

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

CSG/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) realizou, nesta primeira quinzena de janeiro, o mapeamento da profundidade e do relevo do fundo de rios e cursos d’água, em 21 pontes na RS-122, entre os Km 11 e 38, no Vale do Caí. Denominado de batimetria, a análise busca subsidiar obras de reforço e alargamento de pontes e rios, assim como de manutenções necessárias.

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Os estudos foram realizados próximos às estruturas sobre rios e arroios como o Rio Cadeia, Arroio Paradiso, Arroio Três Mares, Rio Caí, Rio Mauá, Arroio Colúmbio e Arroio Forromeco. Todas as informações coletadas servirão de base para o planejamento de futuras intervenções.

O diretor de investimentos da CSG, Marcos Gruba, conta que os equipamentos utilizados na batimetria são capazes de gerar mapas em 2D e 3D, o que também pode servir como base de dados da região na preservação dos recursos hídricos.

"A técnica de batimetria utiliza equipamentos avançados, como ecobatímetros e sensores DGPS para gerar mapas, permitindo análises detalhadas de profundidade e relevo. Esses dados são essenciais para ações que garantirão a segurança e funcionalidade das estruturas, beneficiando tanto motoristas quanto as comunidades locais. Com ele conseguiremos ter um maior controle quanto à movimentação dos rios com o passar dos anos", explicou.

Obras

A batimetria faz parte do desenvolvimento inicial de projetos para pontes sob a administração da CSG na região. Entre as intervenções previstas em contrato, como o alargamento dos acostamentos externos das pontes, onde deve ser instalada faixa de segurança, também será realizado o reforço estrutural e recuperação de pontes antigas que se encontram defasadas em relação às plataformas atuais das rodovias brasileiras.

As pontes também receberão a implantação de barreiras do tipo New Jersey, mais resistentes e projetadas com objetivo de evitar acidentes graves. O equipamento tem uma capacidade maior de absorção da energia de impacto, reduzindo a desaceleração e estimulando a recondução automática do veículo à via.

Pontes sob avaliação

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