Diferentemente de controladores de velocidade, equipamentos foram instalados para análise do fluxo
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06.03.2025 - 10h05min
As câmeras de monitoramento implantadas nas rodovias ERS-122, ERS-240, RSC-287, RSC-446 e RSC-453, que cruzam o Vale do Caí e a Serra Gaúcha, têm a função de análise de tráfego e não de fiscalização de velocidade. No total, 42 dispositivos do Sistema de Análise de Tráfego (SAT) foram posicionados pela Concessionária da Serra Gaúcha (CSG) em pontos estratégicos das rodovias concedidas.
Diferentemente dos 25 radares e redutores de velocidade que entraram em operação no início de fevereiro, o objetivo dos equipamentos é compreender o comportamento do trânsito nesses locais para subsidiar novos projetos, assim como atender as exigências do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O engenheiro Paulo Negrini, gerente de engenharia e membro do Programa de Redução de Acidentes da companhia, reforça que o equipamento de Sistema de Análise de Tráfego não multa, o que multa são radares e redutores. Ele acrescenta que respeitar o limite de velocidade é fundamental tanto para não ser multado, como para garantir a segurança de moradores, trabalhadores e viajantes ocasionais.
Negrini comenta que a desinformação sobre o SAT surgiu por conta da preocupação dos motoristas com a multa em si, e que é preciso lembrar que há uma legislação a ser seguida. “Para não ser multado basta respeitar o limite da via e ter atenção às placas de sinalização. Se o motorista estiver dentro do permitido na via, não será multado", pontua.
PRE solicita atenção à sinalização na via
O comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, capitão Melk Lima de Almeida, faz um alerta para que os motoristas fiquem atentos às regras de sinalização. Ele reforça que as câmeras não têm caráter punitivo quanto ao excesso de velocidade, mas que é preciso respeitar os limites indicados pelas placas para evitar sinistros.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar afirma que tem observado que alguns condutores acabam usando o freio de maneira abrupta na rodovia, diante da visualização destas câmeras, confundido com radares e outros meios de fiscalização eletrônica, quando na verdade são equipamentos de monitoramento de fluxo. Isso pode acarretar situações de risco para a segurança no trânsito.
O Comando reforça a necessidade de respeito às regras de trânsito, especialmente quanto aos limites de velocidade, e informa que as câmeras são fundamentais para a análise e controle do tráfego e que não é preciso reduzir a velocidade com frenagem brusca ao visualizar estes equipamentos.
Trechos com o Sistema de Análise de Tráfego (SAT)
ERS-122: nos km 4, 11, 19, 24, 26, 37, 45, 54, 59, 64, 67, 74, 79, 81, 85, 91, 93, 96, 108, 128, 130 e 151, entre São Sebastião do Caí e Ipê.
ERS-240: nos km 3, 12, 16, 30 e 32, entre São Leopoldo e Montenegro.
ERS-287: nos km 1, 4, 6 e 14, em Montenegro.
ERS-446: nos km 0 e 6, entre São Vendelino e Carlos Barbosa.
ERS-453: nos km 104, 111, 116 e 121, entre Bento Gonçalves e Farroupilha.
BRS-470: nos km 221, 225, 228, 230 e 232, entre Garibaldi e Carlos Barbosa.
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