Fundação da Associação Amigos da Maesa também será a responsável pela gestão da Feira Cultural
redacao@serraempauta.com
15.06.2022 - 10h52min
O prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) fábrica 2 conta com uma nova entidade para auxiliar na preservação e desenvolvimento do complexo histórico. Lideranças sociais criaram a Fundação da Associação Amigos da Maesa, entidade sem fins lucrativos, e que terá também a finalidade de realizar a gestão da Feira Maesa Cultural, que será realizada sempre no terceiro domingo de cada mês. O evento de lançamento ocorreu nesta terça-feira (14), na sede da UAB Cultural.
Participaram do lançamento, a secretária da Cultura, Aline Zilli, o vereador Rafael Bueno (PDT), o ex-vice-prefeito, Elói Frizzo (PSB) e a ex-deputada estadual, Marisa Formolo (PT).
As lideranças ressaltam a importância da entidade em um momento crucial onde está sendo definido o uso e futuro da Maesa. Além disso, a experiência da Feira da Maesa Cultural trouxe oportunidade de geração de emprego e renda e uma aproximação maior da população para conhecer e se apropriar da representatividade da Maesa para Caxias do Sul.
O presidente da Fundação, Paulo Sausen, diz que a partir de agora a necessidade principal é ampliar o número de sócios da entidade convidando lideranças e trabalhadores.
"A Maesa é uma conquista do povo caxiense e a comunidade precisa sentir esse pertencimento. Os governos passam mas a Maesa fica e é nossa", ressalta o presidente.
A diretoria executiva é formada ainda pela vice-presidente, Sara Ferreira Scarsi; secretário-geral, Sálvio Fontes; tesoureiro, Valdir Walter; diretor de Infraestrutura, Alex Buffon; diretora de Eventos, Carla Pacheco; e diretora de Comunicação, Rúbia Frizzo. Integram o conselho fiscal, Elói Frizzo, Rafael Bueno, Marsely Salmin, Rodrigo Carreira, Ruth Ordovás e Maria Cardozo.
Mercado público
Em outro movimento nesta terça, a UAB propôs oficialmente ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB) que seja encaminhado um edital de licitação para que um mercado público seja aberto no complexo da Maesa, "com espaços para arte, artesanato e gastronomia". Para o presidente da entidade, Valdir Walter, a ocupação da Maesa é que preservará o complexo, que tem 53 mil metros quadrados.
Leia também:
Celebrações de Corpus Christi contam com procissão com tapetes e campanhas solidárias na Serra
Caxias do Sul passa a contar com diagnóstico para gestão de áreas de risco
Samae de Caxias lança aplicativo para facilitar o acesso aos serviços da autarquia
Câmara de Caxias cria prêmio para homenagear profissionais da educação
132 personalidades ligadas a Caxias do Sul são homenageadas com plantio de árvores
Tags:
Criada entidade Fundação da Associação Amigos da Maesa defesa complexo histórico gestão Feira Maesa Cultural Caxias do Sul