Equipamento foi comprado pela Agas no valor de R$ 93 mil e será usado pelas forças de segurança do Município
redacao@serraempauta.com
14.06.2024 - 18h08min
Em paralelo aos esforços para a reconstrução das vidas das famílias atingidas pelas enchentes e reparação dos danos causados pelo desastre climático, o Unidos por Bento realizou nesta semana a entrega de um drone importado, de última geração, para as forças policiais de Bento Gonçalves.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O equipamento foi integralmente adquirido e doado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), com valor de R$ 93 mil. O drone será operado pelo Corpo de Bombeiros e poderá ser utilizado em diversas operações, inclusive em caso de necessidade de outros órgãos de segurança pública.
O modelo DJI Matrice 30T é considerado o que há de melhor em tecnologias para operações de salvamento no mundo. Um dos únicos disponíveis para operação no Rio Grande do Sul, o equipamento atende uma demanda surgida a partir dos eventos climáticos extremos que atingiram o Estado em maio.
Com ele, é possível realizar operações de busca e salvamento mesmo em condições climáticas desfavoráveis para drones normais, permitindo a operacionalidade com ventos fortes (de até 40 km/h), baixas temperaturas e em modo noturno – graças à câmera termográfica que facilita a identificação do calor humano mesmo em ambientes com baixa luminosidade.
"As recentes enchentes fizeram com que todos nós fossemos mais sensíveis e atentos às novas necessidades. Além das muitas doações que realizamos e continuaremos fazendo, esse drone de última geração irá ajudar a dar mais segurança e qualidade de vida às comunidades e aos consumidores gaúchos", destaca o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
Esse compromisso se centraliza nos esforços promovidos pelo movimento Unidos por Bento, da qual a Agas é signatária.
"Essa entrega ao Corpo de Bombeiros é um momento muito importante para as forças policiais locais, pois se trata de um drone de altíssima qualidade, que vai contribuir com as demandas futuras em todos os aspectos do salvamento de vidas e reafirma o nosso compromisso de restabelecer vidas e cuidar da nossa população com mais essa ferramenta de trabalho", reforça o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento, Carlos Lazzari, que coordena as ações do Unidos por Bento.
Reforço para a segurança pública
O pioneirismo dessa iniciativa reflete não somente no Corpo de Bombeiros, que recebeu diretamente a doação, mas também em todas as frentes de atuação das forças de segurança pública de Bento e do Estado. O drone poderá ser alocado para operações de outras intuições de segurança.
Para isso, a ideia é capacitar cerca de 10 bombeiros operadores e firmar um comodato com a Fundação Consepro de Segurança Pública de Bento Gonçalves, intermediadora da aquisição, para garantir a organização das demandas de uso do equipamento.
A aquisição fortalece ainda mais a já reconhecida atuação dos bombeiros gaúchos.
"Esse é um equipamento realmente voltado para a atividade de bombeiro, pois não tem contraindicações de operação. Estamos capacitando os nossos profissionais para que possam operar em qualquer cenário e que para que possamos apoiar as instituições irmãs em operações”, enfatiza o comandante do Corpo de Bombeiros de Bento, capitão Gustavo Kist.
Leia mais:
Feira do Vinho ocorre na Praça Dante, em Caxias do Sul
FSG, em Caxias do Sul, realiza show solidário para desabrigados do RS
Festa de Santo Antônio reúne 8 mil fiéis em Bento Gonçalves
Economia de Caxias do Sul cresce 18,7% em abril na comparação com o mesmo mês de 2023
Previsão do tempo aponta chuva e possibilidade de deslizamentos no RS
Tags:
Unidos por Bento Corpo de Bombeiros Bento Gonçalves doação drone última geração