Concertos serão dias 28 e 29 de outubro, às 20h, no Teatro Pedro Parenti
redacao@serraempauta.com
25.10.2023 - 17h28min
O Coro Juvenil do Moinho/UCS vai festejar seus 10 anos de atividades com dois concertos, no próximo sábado e domingo, dias 28 e 29, às 20h, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul. As duas noites festivas marcam uma trajetória significativa da formação na cena local e nacional. Para tanto, serão revisitados repertórios de diferentes fases e espetáculos do grupo, como Contrapontos, Moinho Nômade, Tanto Mar e Saltimbancos. Além disso, o programa apresentará ainda quatro canções com arranjos inéditos, concebidos especialmente para esta programação especial (confira o repertório abaixo).
Nos concertos, os 35 cantores do coro receberão ex-cantores convidados, que também interpretarão algumas das canções. Assim, será promovida uma mescla não só de fases musicais do grupo, mas de diferentes gerações que marcaram essa década de jornada e de consolidação no cenário cultural.A direção artística e regência são de Cristiane Ferronato, que contará ainda com Júlio Sosnoski no piano e Giovane Albarello na percussão.
"Celebrar 10 anos cantando em bando é uma façanha! E é também uma honra ver quantas gentes lindas passaram e passam por esse coletivo vocal e artístico que se reinventa a cada temporada, a cada novo elenco, a cada novo ou quase novo projeto. Tenho imensa satisfação de ver o COJmo se tornar referência em sua arte. Lúcia Passos nos disse dia desses: "Cris, vocês precisam mostrar isso mundo afora! A consciência com que vocês fazem esse trabalho é única!" E assim, sendo legitimada por pessoas como ela, que nos inspiram, é que sigo e seguimos nessa jornada, buscando forças para manter o cuidado que esse ajuntamento de gentes tão lindas e tão diversas requer, e que é também um de seus grandes propulsores. Que a nova década que está por vir possa desenhar tantas potências quanto esta última o fez para nosso Moinho", diz Cristiane.
Para a data especial, o coro terá figurino inédito, concebido pela designer e estrategista de moda e economia circular Julia Webber e desenvolvido a partir de diversas vivências. Juntando uma peça colorida de outro corista com peças brancas de descarte - ou seja, peças que não usariam mais - as mesmas foram desconstruídas por cada um e reconstruídas em técnica de upcycle, quando um objeto já sem valor de uso é trabalhado para ganhar maior valor, seja por redesign, reciclagem, ou customização, como no caso.
"Como resultado, o ordinário torna-se extraordinário, com indumentárias individuais que celebram o poder criativo e único de cada um, ao mesmo tempo unem com símbolos e linguagem coletiva o grupo”, diz Julia, que contou com a ajuda de estudantes do curso de moda da Universidade de Caxias do Sul Júlia da Silva Paim, Bruna Ferreira da Silva, Felipe Heitor Pulita e Vanessa Marins da Silva.
Os ingressos estão sendo vendidos na Casa da Cultura, e custam R$ 30 o valor inteiro e R$ 15 para meia-entrada. O pagamento deve ser realizado preferencialmente em dinheiro.
Elenco do Coro
:: Sopranos: Bárbara Brito Sponga, Caroline Piccoli, Débora Kieling Pavan, Larissa Vitória Waiss, Heloísa Weber, Luiza da Silva Laurini, Susiana Settim e Sabrina Maitê Fragoso.
:: Mezzo Sopranos: Ana Flávia Pieruccini, Caroline Nunes Pereira, Gabriela Javornik*, Jéssica Machado Boeira, Júlia Charão Ferraz, Monique Manoela Mano e Priscila Machado Boeira.
:: Contraltos: Anna Carolina Pasquali, Carolina Mantovani da Silva*, Gabriela Sauthier Reghellin, Juliana de Paula Viganó, Juliana Vieira, Manuela Rettore, Marina Benites De Conto e Rafaella dos Santos Camargo.
:: Tenores: Eduardo Barcarol dos Santos*, Eduardo Ribeiro Matias, Felipe Guaragni Dalbosco, Lucas Luna, Matheus Caregnato Sacchet, Paulo Henrique Panazzolo de Albuquerque**, Pierre Jonson de Oliveira Ribeiro e Walington Marcelus Javornik.
:: Barítonos e Baixos: Diego Rossa Fonseca da Silva, Gabriel Marotto Alves, Oscar da Rosa, Mateus Pires Cunegatto e Vinícius do Nascimento Bueno.
* Monitores e ** cantor convidado
Repertório
:: ABRAM OS CAMINHOS / RITO DE PASSÁ, Mc Tha (Thais Dayane da Silva)
:: TESTAMENTO, Milton Nascimento e Nelson Angelo
:: ÓSÀGÍYÁN, Domínio público - adaptação sobre arranjo de Mateus Sartori
:: NOITE SEVERINA, Pedro Luís e Lula Queiroga. Vinheta: Oração ao Tempo, de Caetano Veloso. Versão instrumental: Teco Galati e COJmo
:: LENDA DO ABAETÉ, Dorival Caymmi
:: RETICÊNCIAS (trecho), Assucena Assucena (As Bahias e a Cozinha Mineira)
:: NÃO RECOMENDADO, Caio Prado. Adaptado do arranjo original de Caio Prado, Daniel Chauden e Diego Moraes
:: AME, Paulo Monarco
:: TODOS JUNTOS (*), Música: Luiz Enriquez / Texto: Sérgio Bardotti. Adaptação para coro: Renato Filippini e adaptação instrumental: Giovane Albarello e Julio Sosnoski
:: NÔMADA, Lenna Bahule. Transcrição do arranjo original da compositora
:: OBALUAIÊ, Serena Assumpção
:: KUNGÔ, Lenna Bahule. Adaptação do arranjo original da compositora
:: TUINHA / PELE DE COURO (*), Domínio Público / André Bala Bala. Arranjo: Mara Campos
Leia mais:
Pesquisa mostra redução da oferta de imóveis em Caxias do Sul
Festa da Uva, de Caxias, inicia roteiro pelas cidades da região
O futuro brilhante do SEO (Google) em 2024: Números, dicas e insights
Hugo Cantergiani, em Caxias, passa a ter voo para Florianópolis
Nova UBS de Ana Rech, em Caxias do Sul, ficará pronta em dezembro
Tags:
Música Coro Juvenil do Moinho/UCS festeja 10 anos Teatro Pedro Parenti Caxias do Sul