Previsão é de que sejam entregues em torno de 28 mil toneladas da fruta pelos 450 cooperados
redacao@serraempauta.com.br
31.12.2024 - 08h52min
A Cooperativa Vinícola Garibaldi iniciou nesta segunda-feira (30), o recebimento das uvas da safra 2025. A primeira entrega prevê 70 mil quilos da fruta, sobretudo da variedade Chardonnay, destinada à elaboração de espumantes. Depois, o recebimento será retomado a partir do dia 2 de janeiro e segue até o fim da safra.
A estimativa é de que sejam entregues em torno de 28 milhões de quilos de uva pelos 450 cooperados. Desse total, a maior parte será de uvas das castas Moscato, Prosecco e Chardonnay utilizadas na elaboração dos espumantes e as uvas Isabel e Bordô utilizadas na elaboração de suco da marca.
Uma das novidades dessa safra será o incremento no recebimento de uvas do tipo Irsai Olivér. Essa será a primeira safra de recebimento desta casta que será utilizada para a elaboração de espumantes.
A safra está, de acordo com o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, estruturada em um sólido planejamento, tanto interno quanto com o cooperado.
"Trabalhamos muito a questão da necessidade de mercado e a ampliação de capacidade, com metas anuais de crescimento seja para a vinícola seja para o associado", explica.
Outro ponto importante são as pesquisas que permitem aumentar as variedades recebidas e, a partir delas, desenvolver produtos diferenciados.
"Esse trabalho, realizado junto ao cooperado, em sua propriedade, nos permite fazer as análises e identificar os potenciais de cada variedade, ampliando as possibilidades", destaca Evandro Bosa, gerente técnico agrícola da Cooperativa.
O início da entrega da fruta vem acompanhado de expectativas positivas tanto com relação ao volume como no que diz respeito à qualidade da matéria-prima. Ao que tudo indica, não haverá quebra de safra, permitindo que a vinícola receba uvas em quantidade suficiente para manter regulados seus estoques.
Da mesma forma, as condições climáticas observadas até o momento sinalizam para uma safra com o mesmo padrão de qualidade que vem sendo registrado nos últimos anos.
"Essa é a consolidação do trabalho de todo o ano de nossos cooperados e estamos engajados para que o processo de recebimento ocorra da melhor forma", destaca Bosa.
Em 2023, a Cooperativa Vinícola Garibaldi comercializou 19,6 milhões de litros de sucos, vinhos e espumantes, total que deve apresentar crescimento de 7% em 2024.
Leia mais:
Comércio pode sofrer prejuízos com até cinco feriados prolongados em 2025
Diocese de Caxias reúne mais de 1,5 mil fiéis na abertura do Jubileu 2025
Samae terá novas regras da tarifa social de água e esgoto a partir de 1º de janeiro
Fiscalização de Trânsito de Caxias realiza mais de 22 mil atendimentos em 2024
Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
Tags:
Economia estimativa Cooperativa Vinícola Garibaldi inicia recebimento uvas 28 mil toneladas safra 2025