Ambiente é voltado para oficinas para crianças e jovens filhos de cooperados que atuam na reciclagem
redacao@serraempauta.com
05.08.2024 - 16h50min
O complexo da Cooperativa Paz e Bem, em Caxias do Sul, materializa a realização de um sonho: tornar o local da separação de resíduos em um lugar de crescimento pessoal, valorização do trabalho na cadeia do "lixo" e capacidade de agregar atividades lúdicas para as crianças das famílias de quem atua no segmento. Assim, nasce o Programa Sócio Ambiental da Cooperativa Paz e Bem.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O lançamento da proposta ocorreu na última sexta-feira (2), na sede da organização localizada na RS-453, número 29.221, no Bairro Santa Fé. Na ocasião, os cooperados suspenderam o serviço temporariamente para acompanhar a novidade.
"Eu cresci vendo amigos e familiares trabalhando na separação de resíduos e extraindo desse fazer o sustento do lar. Essa tarefa era feita em lugares insalubres, sem cor, cheiro forte e fruto de horas excessivas de dedicação e riscos à saúde. Agora, quero junto com os cerca de 70 cooperados, mudar essa cena", destaca o presidente da Cooperativa Paz e Bem, Tiago Pavelski.
Para isso, a Cooperativa recuperou a estrutura de uma casa que já estava no complexo, adaptou às necessidades do projeto e a equipou para ser a sede do novo Programa Sócio Ambiental.
O local pretende oferecer para as crianças - oficinas de música, artes em geral, educação ambiental em turno contrário à escola. Para os jovens, o projeto contempla orientação vocacional e capacitação para o trabalho e nas horas disponíveis, o ambiente também deverá ser ocupado para a escuta ativa dos cooperados em suas necessidades personalizadas, bem como local de estudo para a conclusão do currículo escolar para adultos.
Para que o projeto pudesse ser realizado, toda a área da Cooperativa precisou de ajustes: personagens de desenhos foram pintados em locais da área externa e de circulação, o "campo de futebol" foi demarcado para compor ambientação recreativa e a área verde está sendo fomentada para a educação ambiental e ecológica.
O Programa Sócio Ambiental é mais uma etapa de inovação e melhorias da Cooperativa que vem nessa caminhada desde a revitalização de toda a área de atuação com a ajuda de artistas urbanos, troca do telhado do pavilhão, pintura que deu vida aos personagens da reciclagem nas paredes e esteira dos resíduos que ganhou colorido por ser a peça na qual cada cooperado passa mais tempo na jornada.
O lançamento do Programa Sócio Ambiental abre uma nova fase na Cooperativa Paz e Bem: consolidar-se na cooperação por trabalho e renda dignos, com prosperidade e protagonismo para os cerca de 70 cooperados e seus familiares. Gerar um lugar para se sentir bem, ter orgulho do setor, dar condições lúdicas e competitivas àqueles nascidos e criados nesse ambiente.
Em cerca de três anos de funcionamento, desde que migrou do modelo da antiga Associação de Recicladores Novo Horizonte para se tornar Cooperativa, a Paz e Bem vem a cada dia se constituindo em uma organização que recicla vidas, aposta em novos horizontes, investe em ambiente sócio ambiental e é uma das únicas da região que atua com o destino correto para materiais de difícil reciclagem como as cartelas de remédio, o isopor e o BOPP (película de polipropileno biorientada) – pouco aproveitado por empresas do setor por ser fabricado em várias camadas.
Leia mais:
Pesquisadores da UCS lançam guia de acolhimento para migrantes
Festa do Agricultor reúne 30 mil pessoas em Fazenda Souza, interior de Caxias
Retomada obra de saneamento do novo acesso ao Desvio Rizzo, em Caxias
Fimma Brasil, de Bento, entra em contagem regressiva para edição de 2025
Complexo especializado em saúde mental completa dois anos em Caxias
Tags:
Geral sonho realizado Cooperativa Paz e Bem lança espaço sócio ambiental em Caxias do Sul