Siga nossas redes sociais
Logotipo - Cooperativa Aurora, de Bento, registra mais de 14 mil visitantes em julho | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Cooperativa Aurora, de Bento, registra mais de 14 mil visitantes em julho | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Enoturismo

Cooperativa Aurora, de Bento, registra mais de 14 mil visitantes em julho

Companhia recebeu o triplo de visitantes no último mês na comparação com junho

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Eduardo Benini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Cooperativa Vinícola Aurora registrou aumento no fluxo de turistas no último mês. Após um período de baixa em maio e junho em função dos estragos causados pelas enchentes, que causaram bloqueio de estradas e fechamento de aeroportos, o número de visitantes em julho chegou a 14,4 mil, quase o triplo do movimento registrado no mês anterior.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Os dados são referentes as três unidades da cooperativa que possuem atrativos: a Matriz e Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves, e em Pinto Bandeira.

Para alavancar ainda mais o enoturismo na cooperativa que é pioneira na atividade no país, até o final deste mês serão reinauguradas duas salas de degustação na unidade Matriz, em plena área central de Bento. Uma delas é a tradicional Cave di Bacco, que desde a década de 1980 recebe milhares de turistas todos os anos.

Ana Maria de Paris Possamai, gerente de Turismo da cooperativa, projeta a consolidação da retomada para os próximos meses, especialmente com o acréscimo de turistas de outros estados. Ana diz que os moradores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram a maioria no mês de julho e aposta na reabertura do Aeroporto Salgado Filho como um fator para que turistas de outros estados venham para a Serra Gaúcha.

"A retomada da atividade turística está intrinsicamente ligada ao restabelecimento dos acessos e a reabertura do aeroporto, prevista para outubro. A reconstrução dos acessos requer maior tempo e, neste período, está sendo necessário nos readaptarmos", informa Ana.

A gerente acrescenta que, além das salas de degustação, até o final de setembro deverá ser apresentado um novo espaço com capacidade para até 80 pessoas.

"Esse local fica no terceiro andar da Matriz e poderá atender eventos corporativos e também grupos de turistas que desejam realizar cursos de harmonização e de degustação. Esses movimentos, somados a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, nos dão um alento de que poderemos ter um bom fluxo de visitantes para o período de fim de ano", acredita.

Turismo de experiência

Atualmente, a Aurora oferece 10 experiências, distribuídas nas unidades Matriz e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e em Pinto Bandeira, ambos na Serra Gaúcha.

Na Matriz os turistas podem realizar a visita de forma gratuita, num roteiro que aborda desde a fundação da cooperativa até os lançamentos da marca. No mesmo local ainda é oferecido minicurso de degustação.

No Vale dos Vinhedos são realizadas degustações das linhas premium e super premium, além de harmonizada com chocolates. Já na unidade de Pinto Bandeira são oferecidas experiências ao ar livre, em meio aos vinhedos, como o Wine Walk e piquenique nos jardins.

Leia mais:
Caxias do Sul sediará a final da série prata de basquete
Lucio Yanel e Grupo de Cordas da UCS retornam com "Acuarela Del Sur" em quatro cidades da Serra
Peça "Odila" retorna para mais três apresentações em Caxias do Sul
Construção do Centro de Proteção Animal, em Caxias, deve iniciar em cinco dias
Acesso será fechado na RS-122 próximo à curva da morte, em Farroupilha

Tags:

Economia enoturismo Cooperativa Aurora Bento Gonçalves registra 14 mil visitantes julho