Siga nossas redes sociais
Logotipo - Convênio possibilitou a castração de 1,6 mil pets em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Convênio possibilitou a castração de 1,6 mil pets em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

100 dias

Convênio possibilitou a castração de 1,6 mil pets em Caxias do Sul

Acordo entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Universidade de Caxias do Sul tem validade de um ano

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fabiano Provin/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Em quase 100 dias, 1.688 cães e gatos de tutores de baixa renda foram castrados gratuitamente em Caxias do Sul. Os procedimentos foram realizados entre setembro de 2023 até o dia 19 de janeiro de 2024.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Pelo convênio firmado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), as castrações são realizadas no Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET). Conforme levantamento repassado pelo diretor do IHVET, Leandro do Monte Ribas, do total de castrações, 871 foram feitas em machos e 817 em fêmeas. A média diária (contabilizados dias úteis) é de 24 cirurgias. No mesmo período (setembro a janeiro), foram 76 consultas clínicas, 10 de emergência, seis com especialistas e 530 diárias de internação.

Para as castrações solicitadas junto à Semma pelo convênio o transporte também é gratuito e agendado com antecedência pelos funcionários do IHVET. Nesse sentido, a UCS transportou 1.147 pets em quase quatro meses. A equipe diária de atendimento inclui duas telefonistas para agendamentos e quatro médicos veterinários (dois cirurgiões, um anestesista e um clínico-geral), além de bolsistas do curso de Medicina Veterinária.

O coordenador do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma, médico veterinário Paulo Vinícius Bastiani, explica que o contrato prevê ainda a utilização da unidade móvel do IHVET para a realização de castrações em machos – mutirões foram realizados nos bairros Santa Fé, Belo Horizonte, Jardim Eldorado, Ana Rech, Fátima Baixo e Villa Lobos.

"Essas ações são feitas pela UCS por meio de agendamento nas regiões em que verificamos maior demanda de pedidos. O convênio atende aos cães e gatos recolhidos pelo DPA e aos que estão no Canil Municipal", complementa Bastiani.

O relatório com o levantamento do IHVET também aponta que algumas castrações não são realizadas pelos seguintes motivos: não atendimento das ligações para agendamento (são feitas das 8h às 17h), falta de interesse dos tutores, pets já castrados, óbitos e fugas, além da não entrega dos bichinhos no horário combinado para o transporte. O contrato com a UCS tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Leia mais:
PT de Caxias do Sul lança programa de governo para eleição municipal

Caxias do Sul confirma segundo caso autóctone de dengue em 2024
Homem é morto a tiros no Bairro De Lazzer, em Caxias do Sul
Economia de Caxias do Sul fecha 2023 com crescimento de 4,6%
Empresa de Caxias do Sul vende mais oito veículos Marruá para Aruba

Tags:

100 dias convênio Secretaria do Meio Ambiente UCS possibilitou castração 1,6 mil pets Caxias do Sul