Novo ato deve ocorrer na próxima terça-feira (15)
andre.tajes@serraempauta.com
13.09.2020 - 19h16min
A convenção do PSol de Caxias do Sul realizada on-line na tarde deste sábado (12) foi suspensa após divergências internas. A corrente Primavera Socialista, do presidente da sigla, Lucas de Souza, defende a aliança com a chapa à majoritária do PT e PCdoB, dos pré-candidatos a prefeito e vice, Pepe Vargas e Cláudio Libardi. Já os filiados que integram o núcleo de base Marielle Franco apresentaram o nome da pedagoga, Renata de Paula, como pré-candidata à prefeita.
Em nota, Paula contou que a direção do partido tentou encaminhar a votação com duas propostas: a coligação com PT/PCdoB ou não apresentar candidato a prefeito. O presidente do partido, Lucas de Souza, diz que a plenária para apresentação de candidatura própria aconteceu no dia 25 de agosto, e não estava prevista na convenção de sábado.
Ela diz que os integrantes do núcleo sugeriram colocar em votação a possibilidade de coligação ou candidatura própria. Com o impasse, a pré-candidata afirma que o presidente deixou a sala da reunião virtual.
- Nossa proposta não foi aceita pelo presidente Lucas, que insistia no seu encaminhamento, gerando o impasse e o abandono da reunião por parte da direção e de toda a corrente majoritária, mas que na reunião era minoria.
Renata ressalta que a decisão de não permitir que fosse apresentada sua pré-candidatura é um desrespeito a qualquer filiado que tem o direito de se apresentar como candidato nas eleições.
Lucas cota que decidiu encerrar a convenção após receber insultos e ameaças.
- Os grupos contrários começaram a tumultuar e não tinha mais clima para continuar a convenção. Eu suspendi a plenária conforme prevê o estatuto.
Os dois grupos comunicaram o incidente ao diretório estadual do partido. A nova convenção deverá acontecer na próxima terça-feira (15), o horário ainda não está confirmado.
Foto: Divulgação.
Tags: