Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Consórcio assume iluminação pública de Caxias dia 1º de dezembro | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Consórcio assume iluminação pública de Caxias dia 1º de dezembro | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

PPP

Consórcio assume iluminação pública de Caxias dia 1º de dezembro

Projeto de modernização do sistema prevê que mais de 50 mil pontos serão trocados por tecnologia led

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
31.10.2023 - 23h51min

Daniela Xu/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Consórcio Luz de Caxias do Sul, formado também pela empresa Selt Engenharia, será responsável pela gestão da iluminação pública do Município

A Prefeitura de Caxias do Sul e a Enel X Brasil assinaram nesta terça-feira (31) a parceria público-privada (PPP) para a gestão do parque de iluminação pública do Município. A Enel X integra, linha de negócios do Grupo Enel dedicada a serviços avançados de energia com foco na transição energética, em conjunto com a empresa Selt Engenharia, o consórcio Luz de Caxias do Sul, que será responsável por administrar, modernizar e expandir o sistema de iluminação pública de Caxias do Sul.

banner-cetec-serraempauta.png

Esta é a primeira PPP realizada em Caxias do Sul e o nono projeto de PPP de iluminação pública que a Enel X vai operar no Brasil.

O projeto de modernização do sistema prevê que mais de 50 mil pontos de iluminação pública serão trocados por tecnologia led, mais eficiente e econômica que as lâmpadas comuns. A PPP prevê ainda a expansão do número de pontos de iluminação no Município ao longo do contrato. A expectativa é de que cerca de 32% do total de luminárias seja equipado com tecnologia de gestão remota via telecontrole, tornando ainda mais eficiente o monitoramento e a manutenção do parque de iluminação pública em pontos estratégicos.

O consórcio Luz de Caxias do Sul também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia do parque de iluminação pública em cerca de 54% na comparação com os padrões atuais. Também está prevista a instalação de iluminação de destaque nos principais pontos turísticos e monumentos históricos do Município, além de praças e avenidas.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti (PSDB), ressaltou que a atual administração tem quebrado paradigmas e deixará alguns legados.

"Quem vai ganhar com isso é nossa comunidade. É o nosso Município. Vão ser os cidadãos que mais vão sentir o efeito. Não vai ter comparação entre o antes e o depois", falou Soletti, citando o ganho não só no serviço de iluminação pública como um todo, mas também no aumento de segurança.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) argumentou que, da forma firme e transparente que foi desenvolvido o projeto da primeira PPP de Caxias do Sul, o processo até foi rápido.

"Não tenho dúvida que, aliado ao sistema de videomonitoramento, a iluminação em led, vai mudar muito a realidade e a qualidade de vida dos caxienses. Isto é um diferencial importante para a cidade. É um passo histórico mesmo", disse o prefeito.

O responsável pela Luz de Caxias contou que Enel X já vinha acompanhando o projeto da PPP da iluminação desde o seu início e que Caxias do Sul estava no visor de negócios do grupo antes disso.

"Desde 2018, quando não tínhamos ingressado no Brasil ainda e estávamos mapeando, vendo como se entraria com toda a expertise que temos hoje", contou.

Sabemos que demorou um pouco nos trâmites, mas vamos compensar isso. Ao longo do contrato teremos muitas novidades, muita expertise e tecnologia".

O responsável da Luz de Caxias anunciou:

"A gente entra oficialmente no dia 1º de dezembro, antecipando a expectativa dos 120 dias (após a assinatura do contrato)", arrancando aplausos.

Souza diz que ao longo de novembro irão ocorrer várias interações (entre as partes envolvidas), serão apresentados planos, discutidas modernizações. Ele também renovou a intenção de que as contratações das equipes que vão operar o projeto em Caxias do Sul serão locais.

Leia mais:
Espetáculo infantil 'Emaranhada' ocorre no sábado, em Caxias do Sul
Caxias do Sul Basquete vence a primeira no NBB
Prefeitura de Caxias prevê equilíbrio na Lei Orçamentária de 2024
Concluída renovação de caminhões e máquinas da Prefeitura de Caxias
Assinada ordem de início para reforma da UBS Esplanada, em Caxias

Tags:

PPP consórcio Luz de Caxias do Sul assume sistema iluminação pública 1º de dezembro Caxias do Sul