Siga nossas redes sociais
Logotipo - Consórcio apresenta sugestões preliminares de PMI do Parque da Festa da Uva, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Consórcio apresenta sugestões preliminares de PMI do Parque da Festa da Uva, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Concessão

Consórcio apresenta sugestões preliminares de PMI do Parque da Festa da Uva, em Caxias

Novos Pavilhões deverá entregar estudo propondo soluções e modelo de negócio até junho

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Jouber Pereira/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O consórcio Novos Pavilhões apresentou sugestões preliminares para a estruturação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Parque Mário Bernardino Ramos, conhecido como Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Leia mais:
Prefeitura de Caxias recebe proposta de PMI do Parque da Festa da Uva

As propostas, que estão sendo avaliadas em grupos restritos de diferentes setores da comunidade, foram apresentadas virtualmente pelo arquiteto Matias Vazquez, do escritório Vazquez Arquitetos. Juntamente com a Plantar Ideias, o escritório é responsável pela modelagem arquitetônica do espaço.

"Trabalhamos com o objetivo de conciliar atividades de lazer e negócios para o futuro do parque", definiu.

O diretor de projetos da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, Vitor Antunes, uma das empresas que formam o consórcio, informou que a partir de abril será realizada uma pesquisa junto à comunidade para levantar sugestões e opiniões sobre formas de ocupação do parque - à semelhança do procedimento adotado na estruturação da PPP da Maesa, quando foram ouvidos mais de 400 caxienses na fase de modelagem.

A iniciativa será conduzida em parceria com a CLL Dados, spin off ligada à Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na projeção de Antunes, até junho será entregue o estudo propondo soluções estratégicas para que a Prefeitura defina o melhor modelo para o parque.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) ressaltou que há muito tempo o espaço é subutilizado, com atividades concentradas, basicamente, nos fins de semana, e durante dois momentos do ano, quando se realizam, de forma alternada, a Festa Nacional da Uva e a Festa das Colheitas, e anualmente, a Mercopar.

"Existe potencial muito grande para explorar atividades culturais, turísticas de lazer e negócios e econômicas, assegurando sustentabilidade financeira à empresa", definiu.

Adiló enfatizou como exigência do Município a reserva de datas para a realização de eventos públicos, como as festas da Uva e das Colheitas.

Como demandas prioritárias na estrutura, elencou melhorias nas condições das coberturas, investimento em climatização dos pavilhões e qualificação das réplicas de Caxias do Sul, bem como do Centro de Eventos. Ainda lembrou que a área total contempla um espaço de mata nativa de seis hectares, atualmente sem uso, localizada no lado oposto na Rua Ivo Remo Comandulli.

"É um espaço interessante para trilhas e alocação de entidades que trabalham com o meio ambiente", sugeriu.

Ao expor que ao Município faltam recursos para execução das melhorias necessárias, reforçou que a concessão se torna benéfica para a comunidade.

O consórcio ainda conta com os escritórios Vanin Advogados, representado na reunião pelo diretor Fábio Scopel Vanin, Rodrigues e Antunes Advogados, e Japur Advogados, responsáveis pela modelagem jurídica; e pela Vallya, que projetará a modelagem econômica. Já a Festa Nacional da Uva S.A também foi representada pelos diretores Idair Moschen, Marta Siota Schramm e Milton Tadei.

O Parque da Festa da Uva tem 36 hectares de área total com 60 mil m² de construções cobertas, dividida em pavilhões, Centro de Eventos, monumento Jesus Terceiro Milênio, Espaço Multiuso, Réplica de Caxias e Salão Comunitário, dentre outros espaços menores, além de estacionamento com capacidade para 4 mil veículos.

Leia mais:
Sesc recebe espetáculo O Homem e a Mancha nesta quinta-feira, em Caxias
Daniel Randon receberá Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia
Inscrições para o Conselho Tutelar estão abertas até dia 30 de abril, em Caxias
Interface fecha contrato com a Festa da Uva 2024
ARI Serra Gaúcha convida profissionais da comunicação para debater saúde mental

Tags:

Concessão consórcio Novos Pavilhões apresenta sugestões preliminares PMI Parque da Festa da Uva Caxias do Sul