Siga nossas redes sociais
Logotipo - Conselho Municipal de Saúde alerta para possível falta de cilindros de oxigênio nas UPAs de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Conselho Municipal de Saúde alerta para possível falta de cilindros de oxigênio nas UPAs de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Geral

Conselho Municipal de Saúde alerta para possível falta de cilindros de oxigênio nas UPAs de Caxias

Secretaria da Saúde busca orçamentos para a instalação de tanques com o gás nas unidades

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Mateus Argenta/BD/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Conselho Municipal de Saúde alertou para a eminente falta de oxigênio para os pacientes das unidades de pronto atendimento (UPAs) Central e da Zona Norte, de Caxias do Sul. O gás é usado para os pacientes com síndrome respiratória devido a contaminação pelo coronavírus. A reunião que aconteceu na terça-feira (9), discutiu ainda sobre a necessidade de lockdown e da criação de um comitê popular de crise para acompanhar a situação da covid -19 na cidade.

A Secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, estava presente na reunião e informou que não havia preocupação com a falta de oxigênio, mas com a possível falta de cilindros.

Na manhã desta quinta-feira (11), a vereadora Denise Pessôa (PT), manifestou a preocupação com a falta de cilindros quando houver a necessidade de reabastecimento dos equipamentos em outra cidade. A parlamentar encaminhou um ofício para a Secretaria da Saúde questionando sobre o assunto.

"O aumento de internações de casos graves ampliou exponencialmente o consumo em toda a rede. Somente na UPA Central a média, que era de 20 cilindros por dia, chegou a 40 em meados de fevereiro, e agora está em 100 cilindros por dia. O reabastecimento, que era feito uma vez ao dia, agora precisa ser feito pelo fornecedor quatro vezes diárias", informou Denise.

Em nome de Daniele, durante a sessão, a vereadora Marisol Santos (PSDB), respondeu os questionamentos de Denise. Segundo a tucana, a demanda “mais que triplicou” desde o início da semana. Para atender a necessidade, a Secretaria da Saúde realizou a realocação de cilindros de oxigênios de algumas UBSs para as UPAs. Além disso, a Secretaria da Saúde estaria recebendo na tarde desta quinta, orçamentos para a instalação de tanques de oxigênio para as UPAs.

O presidente do Conselho, Alexandre de Almeida Silva, disse que a maioria dos conselheiros e usuários manifestou apoio ao lockdown e a criação de um comitê popular devido a gravidade da situação na cidade. Silva informou que o Conselho solicitou informações há mais de um mês à Secretaria sobre a oferta de materiais e medicamentos e ainda não obteve resposta.

Leia também:
Vereadores de Caxias do Sul criticam possível prorrogação de contrato com a Visate
Vereador de Caxias do Sul vai a Assembleia pedir apoio para compra de vacinas
Confecção do Cartão SUS funciona com horário agendado em Caxias do Sul
Abertas inscrições para processo seletivo de estagiários na Câmara de Caxias

Tags:

Geral Conselho Municipal de Saúde alerta oxigênio UPAs Caxias do Sul