Siga nossas redes sociais
Logotipo - Conheça os nove candidatos na disputa pela prefeitura de Bento Gonçalves | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Conheça os nove candidatos na disputa pela prefeitura de Bento Gonçalves | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Eleições 2020

Conheça os nove candidatos na disputa pela prefeitura de Bento Gonçalves

Alcindo Gabrielli, Álvaro Becker, Carlos Pozza, Diogo Siqueira, Márcio Possan, Moacir Camerini, Paulo Caleffi, Volmar Giordani e Volnei Tesser tiveram seus nomes oficializados durante as convenções de seus partidos

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Foto Principal - Notícia

O quadro eleitoral de Bento Gonçalves segue a tendência de aumento do número de candidaturas para o pleito deste ano. Os 89.488 eleitores poderão votar entre os nove candidatos a prefeitos oficializados durante as convenções partidárias que encerraram na semana passada. Como acontece em outras cidades, partidos pequenos confirmaram chapas à majoritária para dar visibilidade a eleição para a Câmara de Vereadores. Outros utilizam a popularidade do presidente Jair Bolsonaro para ganhar apoio dos eleitores.

O prefeito Guilherme Pasin (PP) não encontrou um nome forte para fazer o seu sucessor dentro do PP e negocicou o nome do ex-secretário da Saúde, Diogo Siqueira (PSDB) para defender as ações de seus dois mandatos. Entre os cinco vereadores, Amarildo Lucatelli (PP), foi o escolhido para ser o candidato a vice e representar a sigla na chapa majoritária. A coligação é formada ainda pelo Republicanos.

Alcindo Gabrielli (MDB) que administrou a cidade entre 2005 e 2008 volta a disputar uma eleição. Em 2008, o emedebista tentou a reeleição e perdeu para Roberto Lunelli (PT). Seu companheiro de chapa é o empresário Evandro Speranza (PL), que já concorreu ao Executivo em duas oportunidades. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito e na última disputou o cargo de prefeito, ambas pelo PDT. O Patriota confirmou participação na coligação Bento Unido e Forte.

Outro nome conhecido do eleitorado de Bento que retorna a uma disputa eleitoral é o empresário Volnei Tesser. Foi vereador por dois mandatos (1997/2000 e 2001/2004), secretário da Administração no Governo Darcy Pozza, e do Meio Ambiente na gestão de Gabrielli. A candidata a vice-prefeita é Clei Oselame (PSL), que vai debutar em uma eleição.

O ex-vereador Carlos Pozza também apresenta seu nome para a disputa majoritária. O arquiteto tem larga experiência política na cidade. Foi eleito para a Câmara de Vereadores em dois mandatos 1989/1992 e 1997/2000. Suplente, ocupou o cargo em outros mandatos. Em 1992, concorreu a vice-prefeito. O candidato a vice é o advogado Wilson Estivalete. Eles concorrem com chapa pura pelo PSC.

O ex-vereador por duas mandatos (2013/2016 e 2017/2019) Moacir Camerini (PSB) apresenta sua candidatura como uma opção viável de oposição ao Governo Pasin. A advogada Iliene Basso é a candidata a vice. Camerini terá que enfrentar durante a campanha eleitoral as críticas devido à cassação do seu mandato ocorrida no final do ano passado. O relatório da CPI das Fake News apontou que ele utilizava a estrutura física e servidores do seu gabinete para a criação e a manutenção de perfis falsos nas redes sociais contra adversários políticos. Ele nega as acusações e diz que é perseguição política.

Outsiders

A eleição tem quatro candidatos a prefeito que vão experimentar pedir votos pela primeira vez. A chapa PSD e PDT vai levantar a bandeira da candidatura “outsider”, ou seja, formada por candidatos de fora do meio político partidário. O executivo dos transportes, Paulo Caleffi (PSD) é o candidato a prefeito e a especialista em educação, Eliana Casagrande Lorenzini (PDT) é a candidata a vice. O PTB compõe a coligação Gestão e Trabalho. Os dois estreiam em uma disputa eleitoral.

O PRTB oficializou a chapa formada por Volmar Giordani e Maria Cristina Krüger, candidatos a prefeito e vice. A sigla aposta na popularidade do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão, e garante que o partido não irá usar a recursos financeiros do fundo eleitoral.

O delegado da Polícia Civil Álvaro Becker vai concorrer a prefeito pelo DEM. O empresário Sandro Amaral forma a chapa própria. Os dois  também concorrem pela primeira vez a um cargo eletivo.

Depois de imensas dificuldades para apresentar um nome para a disputa majoritária, o PT confirmou a chapa pura com o psicólogo Márcio Possan e o professor de música e musicista, Jorge de Oliveira, candidatos a prefeito e a vice, respectivamente. Mesmo fora da chapa, o PCdoB estará apoiando a candidatura petista.

As candidaturas

:: Alcindo Gabrielli (MDB), candidato a prefeito e Evandro Speranza (PL), candidato a vice. Apoio do Patriota.

:: Álvaro Becker, candidato a prefeito e Sandro Amaral, candidato a vice. Ambos do DEM.

:: Carlos Pozza, candidato a prefeito e Wilson Estivalete, candidato a vice. Ambos do PSC.

:: Diogo Siqueira (PSDB), candidato a prefeito e Amarildo Lucatelli (PP), candidato a vice. Apoio do Republicanos.

:: Marcio Possan, candidato a prefeito e Jorge de Oliveira, candidato a vice. Ambos do PT. Apoio do PCdoB.

:: Moacir Camerini, candidato a prefeito e Iliene Basso, candidata a vice. Ambos do PSB.

:: Paulo Caleffi (PSD), candidato a prefeito e Eliane Casagrande Lorenzini (PDT), candidata a vice. Apoio do PTB.

:: Volmar Giordani, candidato a prefeito e Maria Cristina Krüger, candidata a vice. Ambos do PRTB.

:: Volnei Tesser (Cidadania), candidato a prefeito e Clei Oselame (PSL), candidata a vice.

Foto: Facebook/Reprodução/Montagem/Divulgação.

 

Tags: