Adiló Didomenico apresentou as principais ações durante abertura do ano Legislativo na manhã desta quinta-feira
redacao@serraempauta.com
01.02.2024 - 11h53min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), discursou durante 15 minutos na abertura do ano Legislativo na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Na manifestação, Adiló apresentou um resumo ações colocadas em prática e listou as metas que pretende desenvolver no quarto e último ano desta legislatura.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Adiló ressaltou a retormada do diálogo e o “respeito aos que pensam diferente”, e criticou as manifestações oportunistas publicadas nas redes sociais.
"Conseguimos, com muito diálogo e respeito, juntos, superar grandes obstáculos. E à margem dos extremos, de oportunismos e discursos rasos de redes sociais, nós avançamos, e com a serenidade necessária para devolver a nossa cidade a confiança e a credibilidade".
Na presença dos vereadores, da vice-prefeita, Paula Ioris (PSDB) e grande parte do secretariado municipal, Adiló anunciou que vai protocolar na Câmara, um projeto de autorização para contrair empréstimo de R$ 40 milhões para a manutenção, zeladoria e pavimentação comunitária.
Entre as principais ações para este ano estão: a retomada do Carnaval em 2024, que não acontecia desde 2016, a licitação para a construção de 227 unidades habitacionais, a reforma das UBSs Parque Oásis, Mariani, Esplanada e Galópolis, a inauguração da nova maternidade SUS no Hospital Virvi Ramos e a licitação para construção da nova sede do Samu.
Para os servidores municipais acenou com o encaminhamento do projeto de lei que trata sobre as correções das distorções da LC 409.
Na área da mobilidade, Adiló citou a conclusão da rotatória da Rua Bortolo Zani esquina com a Luís Scopel, no Bairro Bela Vista, e a extensão da Rua Marechal Floriano até o entroncamento com a Visconde de Pelotas e a Moreira César.
O chefe do Executivo municipal prometeu ainda o início da construção do Parque Rural, do Parque Automotivo, a reforma do Antigo Círculo Operário, em Galópolis, além de melhorias no telhado e iluminação do Ginásio Enxutão.
Para a segurança, Adiló anunciou a implantação de sistemas de monitoramento eletrônico na estação principal de integração (EPI) Floresta e Imigrante.
A administração pretende encaminhar também a licitação para a concessão do mercado público municipal na Maesa, a PPP da Educação Infantil para a construção de até 35 escolas e a realizar a locação de imóvel para abrigar o Centro Popular de Compras, com o objetivo de retirar das ruas os trabalhadores do comércio ambulante.
No Samae, o governo pretende realizar a implantação de mais 43 quilômetros de rede de esgoto, em um investimento estimado em R$ 22,5 milhões, para atender os bairros Petrópolis, Madureira e Universitário, beneficiando mais de 16 mil pessoas.
Já a Codeca deverá lançar a licitação para a renovação da frota de veículos com a compra de 16 caminhões, 11 vans, nove veículos leves e oito máquinas, além de realizar a renovação de contêineres para os resíduos orgânico e seletivo.
Por fim, Adiló também ressaltou a necessidade da construção de quatro tanques de contenção de água pluvial, para acabar com os alagamentos.
"Chegamos neste momento com 87,76% das metas concluídas ou em andamento. Seguramente será o plano de governo com o mais alto índice de execução da história recente do nosso Município", afirmou Adiló.
Leia mais:
Homem morre atropelado no Vila Ipê, em Caxias do Sul
Ex-PDT Ricardo Daneluz assina filiação no PP
Fort de Caxias do Sul deve receber 10 mil clientes até o final do primeiro dia
Prefeitura de Carlos Barbosa realiza concurso e processo seletivo
Escola de gastronomia inaugura primeira unidade em Caxias do Sul
Tags:
Prioridades conheça metas Adiló Didomenico Caxias do Sul 2024 abertura ano Legislativo Câmara de Caxias do Sul Prefeitura de Caxias do Sul