Vereadora Denise Pessôa está no quarto mandato parlamentar
redacao@serraempauta.com
15.12.2021 - 18h04min
Eleita para presidir a Câmara de Caxias do Sul, a contar do próximo dia 1º de janeiro, para o ano de 2022, a vereadora Denise Pessôa (PT), 38 anos, está no quarto mandato consecutivo e é a procuradora especial da Mulher. Pela terceira vez, em 129 anos de história, o Legislativo caxiense voltará a ser presidido por uma mulher, depois das falecidas ex-presidentes Rachel Grazziotin (1985/86) e Geni Peteffi (2012).
Pela segunda vez, a presidência da Casa terá um vereador petista. A primeira oportunidade havia sido em 2011, com o ex-vereador Marcos Daneluz. Denise já tinha participado da Mesa Diretora, como segunda secretária, em dois períodos, nas presidências dos ex-vereadores Elói Frizzo (2009) e Harty Moisés Paese (2010).
Vida pública
Nascida em 17 de junho de 1983, em Caxias do Sul, Denise é graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Como servidora pública, está licenciada do cargo de agente administrativa, lotada na Secretaria da Saúde. Desde 13 de março de 2001, possui filiação ao PT.
Em quatro eleições a vereadora, Denise somou 3.635 votos na de 2008; 2.731 votos na de 2012; 3.312 votos na de 2016; 5.117 votos na de 2020. Na Legislatura de 2013-2016, foi a única parlamentar titular. O desempenho, no último pleito, a colocou como a segunda mais votada, entre todos os candidatos.
Denise já presidiu as comissão de Direitos Humanos e Cidadania, de Legislação Participativa e Comunitária, além da Frente Parlamentar pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Atuou no Conselho Municipal da Juventude e participou do Conselho Estadual das Cidades. No Legislativo caxiense, atuou, ainda, junto às comissões de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação e de Educação.
A futura chefe do Legislativo acumula trabalho nas seguintes frentes parlamentares: Acompanhamento de Concessão das Estradas Pedagiadas do Rio Grande do Sul (Polo Caxias do Sul), Acompanhamento do Processo de Tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2, Regularização Fundiária em Caxias do Sul, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Defesa da Codeca.
Vida familiar
A futura presidente da Câmara é mãe do menino Eduardo, de 4 anos. A mãe, Benta, foi professora da rede municipal e o pai, Oscar, é construtor civil. Por 12 anos, Benta dirigiu a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Vieira. Oscar sempre participou da Diretoria da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Garbin e fez parte da União de Associações de Bairros (UAB), por algumas vezes. Denise cursou o Ensino Fundamental na Escola Padre Antônio Vieira e o Magistério, no Colégio São José.
Ainda criança, Denise já atuava em reuniões, manifestações e lutas por melhores condições de vida com os seus pais. Foi na adolescência que começou a ocupar o próprio espaço de militância política. Participou da Pastoral da Juventude e dos movimentos comunitário e estudantil. Foi vice-presidente do Diretório dos Estudantes (DCE) da UCS, presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Arquitetura e Urbanismo da UCS, diretora da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura. Desde 2005, integra a Amob Garbin.
Leia também:
IPTU de Caxias do Sul terá correção de 10,67% para 2022
Prefeitura de Caxias libera reconstrução de telhado da sede da UAB
Confira a composição das comissões da Câmara de Caxias para 2022
Denise Pessôa é eleita presidente da Câmara de Vereadores de Caxias para 2022
Câmara de Caxias do Sul arquiva denúncia contra vereador Sandro Fantinel
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul futura presidente Denise Pessôa PT Caxias do Sul