Moradora do Bairro Petrópolis já está recuperada. Município soma 646 focos do mosquito transmissor identificados e bloqueados neste ano
redacao@serraempauta.com
01.06.2023 - 23h45min
Um segundo caso de dengue autóctone, ou seja, contraído em Caxias do Sul foi confirmado nesta semana. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu o resultado positivo na quarta-feira (31). A paciente, uma mulher adulta moradora do Bairro Petrópolis, já está recuperada. Além dos dois registros de dengue autóctone em 2023, há 34 importados - contraídos em viagens. O ano soma, ainda, 646 focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, todos identificados e bloqueados.
A cada caso suspeito ou confirmado de dengue, seja ele autóctone ou importado, a Secretaria da Saúde realiza medidas de combate na região de moradia do paciente, ação promovida pela Vigilância Ambiental em Saúde. O trabalho inicia por visitas de orientação e controle mecânico – a eliminação da água parada ou do recipiente, e segue com aplicação de inseticida larvicida, que ataca a fase em larvas do mosquito transmissor da dengue e inseticida adulticida, que atua para atingir o Aedes aegypti já adulto.
A pasta mantém o alerta para a circulação da dengue na cidade e orienta que a população faça o trabalho preventivo em casa, que consiste na eliminação de quaisquer recipientes com água parada.
A Vigilância Ambiental em Saúde também realiza monitoramento periódico em 199 pontos estratégicos como ferros-velhos, depósitos de carros, floriculturas e cemitérios, que são locais onde há grande probabilidade de surgirem criadouros do mosquito.
O primeiro caso de dengue contraída em Caxias foi confirmado no dia 23 de maio. A paciente, uma mulher adulta, reside no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Fique atento aos sintomas
Pessoas com febre por dois a sete dias e temperatura de 39 a 40 graus, dor de cabeça, dor nas articulações ou dor atrás dos olhos devem buscar atendimento médico.
Leia mais:
Alberto Meneguzzi é empossado vereador na Câmara de Caxias
Vereadores de Caxias protocolam pedido de CPI da Saúde
Governo do Estado libera R$ 3 milhões para o Hospital Geral, em Caxias
Caxias entra para ranking global de startups
Servidores municipais de Caxias decidem pelo fim da paralisação
Tags:
Alerta confirmado segundo caso dengue autóctone contraída Caxias do Sul mulher paciente Petrópolis