Siga nossas redes sociais
Logotipo - Confira como foi o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Confira como foi o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Eleições 2020

Confira como foi o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Caxias

Confronto aconteceu na manhã deste sábado (3)

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) realizou na manhã deste sábado (3), o primeiro debate entre aos candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. O confronto foi transmitido pela Tua Rádio São Francisco e pelas redes sociais do Sindicato e da emissora.

Participam do debate, os candidatos, Adiló Didomenico (PSDB), Antonio Feldmann (Podemos), Carlos Búrigo (MDB), Edson Néspolo (PDT), Marcelo Slaviero (Novo), Nelson D’Arrigo (Patriota), Pepe Vargas (PT), Renato Nunes (PL), Renato Toigo (PSL) e Vinicius Ribeiro (DEM). Júlio Freitas (Republicanos) desistiu de participar por não aceitar assinar o termo de compromisso encaminhado pelo Sindiserv aos candidatos questionando sobre diversos temas relacionados ao serviço público.

No primeiro bloco, os candidatos responderam a questionamentos encaminhados por servidores municipais sobre as áreas da educação, cultura, agricultura, habitação, Conselho Tutelar, valorização do serviço público, saúde e Ipam (veja no quadro abaixo).

No segundo, terceiro e quarto bloco, os postulantes ao cargo de prefeito fizeram perguntas entre si (veja no quadro abaixo) com temas livres. A ordem foi definida por sorteio prévio. Um descuido no rozídio das perguntas entre os candidatos interrompeu o debate por alguns minutos. O candidato Renato Nunes não havia realizado e nem tinha recebido pergunta dos adversários. Para corrigir o problema, Renato respondeu a uma pergunta encaminhada por um servidor e os representantes das candidaturas decidiram que o candidato do PL tivesse a oportunidade de escolher um debatedor para responder seu questionamento.

No quinto e último bloco, os candidatos realizaram suas manifestações finais.

 

Primeiro bloco: candidatos respondem perguntas encaminhadas por servidores municipais.

Como solucionar a falta de professores?
Vinicius:
educação sempre vai ser uma prioridade no nosso governo.

Qual proposta para a cultura?
Marcelo Slaviero:
queremos aprofundar o trabalho da economia criativa. Vamos ampliar o investimento em cultura.

Qual a sua opinião sobre exigências para as agroindústrias?
Renato Toigo:
tem muitas exigências por parte do governo federal, estadual e municipal. Precisamos trabalhar para que uma legislação não barre a outra.

Como ampliar a participação ao desenvolvimento da agricultura familiar?
Nelson D’Arrigo:
A gente precisa incentivar a agricultura e nosso projeto é orientar, participar e fazer que eles tenham cada vez mais treinamento.

Quais as propostas para a área da educação?
Carlos Búrigo:
qualificar os professores, melhorar fisicamente o ambiente escolar. Nas escolas infantis temos uma grande demanda e queremos reorganizar e ampliar as parcerias com as entidades.

Como resolver o problema da habitação?
Pepe Vargas:
pretendemos produzir lotes urbanizados e fazer a regularização dos loteamentos irregulares.

Qual a opinião sobre o número de conselho tutelares?
Adiló Didomenico:
entendo que um Conselho é insuficiente, mas para ampliar devemos exigir a qualificação dos integrantes do Conselho Tutelar.

Quais os planos para o funcionalismo público?
Antonio Feldmann:
O servidor vai receber todo o meu respeito. Precisamos incentivar, promover e que tenha a sua função reconhecida e respeitada pela nossa sociedade.

Que incremento pretende dar no atendimento de saúde até a vida adulta?
Renato Nunes:
estaremos trabalhando em favor da saúde, valorizando todos os agentes da saúde, buscando alternativas e dialogando com toda a comunidade.

Como qualificar os serviços do Ipam?
Edson Néspolo:
vamos fortalecer o Ipam e a Farmácia do Ipam vai ser fortalecida com uma boa gestão.

 

Segundo bloco: os candidatos fizeram perguntas entre si.

Vinicius para Búrigo: quais as suas propostas para a área do esporte?
Queremos fortalecer no nosso governo a descentralização das ações de esporte para os bairros.

Búrigo para Feldmann: qual a relação com as associações de bairros?
Vamos valorizar e dar oportunidade, e trabalhar junto com a prefeitura. No programa de governo do Podemos estabelece a criação do Orçamento Cooperativo e Solidário.

Feldmann para D’Arrigo: concorda com candidato que se elege e abandona no meio no mandato?
Não tenho ambição política. Não tenho nada contra. Entendo que aqueles que tem cargo público deveria ser liberado ou renunciado.

D’Arrigo para Toigo: como administrar a cidade sem recursos com uma pandemia e a indenização do Magnabosco?
Estamos preocupados com o caixa da prefeitura. Vamos fazer projetos para buscar recursos e não aumentar impostos. As negociações devem ser feitas com a comunidade e incentivo ao empreendedorismo. Tem muita gente querendo investir na cidade.

Toigo para Slaviero: existe no teu programa de governo uma ideia de reforma tributária para que o cidadão pague menos e a prefeitura arrecade mais?
Precisamos reduzir a despesa e o tamanho da máquina e a reduzir 0,5% do ISS no primeiro ano. Queremos digitalizar o governo e reduzir as taxas.

Slaviero para Pepe: qual a opinião sobre a reforma administrativa do Governo Bolsonaro?
Não sou a favor da reforma do Bolsonaro. Sou favorável que se discuta plano de carreira, de cargos e salários. É preciso uma grande reforma administrativa na prefeitura de Caxias. Vamos modernizar, desburocratizá-la e não inchar com cargos comissionados.

Pepe para Adiló: acha certo a terceirização das UPAs?
Reconhecimento seu trabalho na área da saúde, mas tiveram alguns equívocos como UBSs uma perto da outra. Entendemos que o modelo adotado em parceria com a UCS é um bom modelo.

Adiló para Néspolo: o seu governo vai priorizar obras para a Codeca?
Cada dia tem que ser mais fortalecido. Na Codeca podemos aprimorar processos, principalmente, no setor de obras. Vamos fazer um sistema de aproveitamento de energia através do lixo e gerar grande receita para a codeca.

Néspolo para Vinicius: como vai buscar nova economia no turismo e na cultura?
Há diversos estudos que dizem que quando implanta tecnologia e inovação há um incremento na arrecadação de 8% a 15%. É possível diminuir os cargos de confiança e as funções gratificadas. Cada vez mais o turismo é segmentado e regionalizado.

Pergunta de servidor para Nunes: como tornar o município mais ágil e moderno no atendimento à população?
Estaremos realizando uma administração próxima da população. O nosso secretariado estará dialogando com todas as lideranças da cidade, com os servidores. Os pessoas poderão fazer encaminhamentos pela internet.

Nunes para Néspolo: caso for eleito vai fazer como nas outras administrações que lotearam a prefeitura de CCs?
Vamos fazer o enxugamento da máquina pública. Pretendo aglutinar, agregar ou extinguir de duas a três secretarias e os cargos. Devermos criar a Secretaria de Inovação e Tecnologia.

 

Considerações finais definida em sorteio:

“Ninguém realiza nada sem ter o servidor público preparado. Quero ser prefeito para restabelecer o diálogo, sem olhar para o retrovisor.” Carlos Búrigo

“`Precisamos reduzir a distância entre o setor privado e o público. O servidor público é o caminho para mudar isso e tem que ter a consciência e demonstrar estar mais próximo a sociedade.” Marcelo Slaviero

“O próximo prefeito precisa encaminhar a comunidade para um lugar seguro. Uma ideia muito importante para nós é a acessibilidade. Vamos trabalhar o planejamento urbano.” Vinicius Ribeiro

“Vamos retomar o Orçamento Participativo e vamos modernizar e desburocratizar a prefeitura. Não dá mais para arriscar. É preciso votar com segurança. Vou governar para todos e priorizar para quem mais precisa”. Pepe Vargas

“O micro produtor rural terá uma cadeira especial no meu governo. Temos sete candidatos que de uma forma ou de outra já estiveram na prefeitura. Sou do PSL 17, o partido que elegeu o Bolsonaro.” Renato Toigo

“Estou pedindo uma oportunidade de governar. O servidor tem experiência e pode nos ajudar muito. Queremos estar ao lado do empreendedor, do movimento comunitário e valorizar o meio empresarial e resgatar as matrizes econômicas. O turismo terá muita força.” Edson Néspolo

“Sou pastor evangélico, sou apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Sou de direita raiz. Sou aberto ao diálogo e agregador. Caxias não precisa de guerra, Caxias precisa de paz.” Renato Nunes

“Temos no programa de governo um plano emergencial com o Orçamento Cooperativo e Solidário. A geração de emprego será uma obcessão. Queremos fazer uma campanha sem falar mal de ninguém.” Antonio Feldmann

“Nossa coligação se formou por afinidade com o apoio do deputado Neri e da nossa vice, Paula. É nossa característica ouvir muito as pessoas. O servidor é a solução, não é problema.” Adiló Didomenico

“Gostaria de fazer um convite especial a todos os funcionários públicos para fazer uma história fantástica com entusiasmo, trabalho, valorização, desenvolvimento e resgatar a dignidade do funcionário público.” Nelson D’Arrigo

Tags:

Eleições 2020 debate, candidatos a prefeito prefeitura Caxias do Sul Sindiserv Tua Rádio São Francisco