Ao celebrar os 25 anos da iniciativa, a edição 2022 agrega as variedades de espumantes e vinhos suaves
redacao@serraempauta.com
09.05.2022 - 09h54min
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e representantes de vinícolas caxienses trabalham na organização do 25º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul. Para marcar o jubileu de prata do certame, os técnicos da pasta anunciam novidades como a inclusão das categorias espumante e vinho suave. Na semana passada, enólogos definiram detalhes da avaliação das amostras e regulamento.
Os engenheiros agrônomos da Smapa, Flávio Hillebrand e Paulo Dullius, receberam os profissionais que costumam coordenar as bancas de avaliação do concurso: André Gasperin, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE); Nelson Randon, representante do Laboratório Randon/Labran; e Plínio Manosso, um dos coordenadores do Laboratório de Referência Enológica (Laren).
O grupo discutiu aspectos gerais da avaliação e propôs, além dos prêmios tradicionais, a inserção do Troféu ou Medalha "Grande Ouro" para amostras com pontuação superior a 93, conforme critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), com sede na França. As bancas avaliadoras, que foram reduzidas durante a pandemia, devem voltar a ter sete membros cada (21 avaliadores no total). A análise sensorial está marcada para iniciar em 25 de julho deste ano.
A premiação das amostras está prevista para acontecer em setembro.
Outra novidade será o destaque do vinho mais bem pontuado e com maior volume de produção.
"É uma forma de reconhecer o trabalho de quem obtém uma ótima nota, porém com grande volume do vinho ou suco em questão, o que se torna muito mais difícil de alcançar", explica Dullius.
Pela primeira vez o concurso é organizado por um comitê formado por técnicos da pasta e representantes das cantinas, entre eles membros da Rede de Vinícolas (Revinsul).
"A partir deste grupo surgiu a ideia da inclusão da categoria vinho suave, um dos carros-chefes da produção vitivinícola caxiense e com amplo mercado consumidor", afirma Hillebrand.
Segundo ele, 90% dos vinhos produzidos no Município são de mesa, ou seja, elaborados a partir de variedades americanas e híbridas.
A inserção da categoria espumante é uma forma de celebrar os 25 anos do certame, além de destacar a produção das cantinas. O Concurso de Caxias foi promovido pela primeira vez em 1998 para fomentar a produção das vinícolas caxienses.
"Foi um dos pioneiros neste formato e vem, desde então, valorizando o segmento e incentivando o aumento da qualidade dos produtos", lembra o titular da Smapa, Rudimar Menegotto.
Além da Revinsul, o concurso conta com parceria e apoio das mais diversas entidades do setor do agronegócio.
Leia também:
Após as barragens recuperarem os níveis, decreto que racionaliza uso da água é revogado em Caxias
Caxias chega a cinco casos de dengue autóctones e 14 importados
Agência do Sine está em novo endereço em Caxias do Sul
Ações de relacionamento estimulam presença de visitantes na ExpoBento e na Fenavinho
Museu de Ciências Naturais e UCS Aquarium retomam visitação
Tags:
Geral Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva novas categorias espumante vinho suave Secretaria da Agricultura Revinsul Caxias do Sul