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Rodovias concedidas

Concessionária reforça segurança nas rodovias da Serra e Vale do Caí

CSG entregou equipamentos para o Comando Rodoviário e instala equipamentos de análise de tráfego (foto) e radares e redutores de velocidade

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

CSG/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) realizou, na última semana, a entrega de um conjunto de equipamentos ao 3º Comando Rodoviário da Brigada Militar, em Garibaldi. A iniciativa visa fortalecer a segurança viária e apoiar o trabalho dos agentes em operações nas rodovias da região.

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Entre os itens doados estão 10 bloqueadores de fuga, cinco torres de iluminação portáteis, 20 cavaletes retráteis, 10 lombadas portáteis, 20 setas eletrônicas, 10 sinalizadores de trânsito, 20 sinalizadores luminosos, 40 cones de sinalização e 10 cones retráteis. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar a sinalização e organização do trânsito, especialmente em operações de fiscalização e controle de fluxo.

O material foi entregue pelo gerente Operacional da CSG, por Marlon Fábio Abreu Carvalho, ao chefe do Estado Maior do 3º Comando Rodoviário, capitão Melk Lima de Almeida, e do comandante do Pelotão de Garibaldi, tenente Dejair Nunes da Fonseca.

"A CSG permanece investindo firme em ações que deixam o trânsito mais seguro, sempre alinhadas com as forças de segurança e garantindo que as estradas sob sua responsabilidade sigam cada vez mais protegidas e bem sinalizadas”, afirma Carvalho.

Tecnologia como aliada à segurança

Além da doação dos equipamentos, a CSG vem reforçando seus investimentos em outras iniciativas para aumentar a segurança e eficiência no trânsito nos 271,5 km de rodovias concedidas, entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha.

Entre as medidas estão a instalação de 42 equipamentos do Sistema de Análise de Tráfego (SAT), voltados exclusivamente ao monitoramento do fluxo de veículos. A tecnologia foi implementada na RS-122 (entre os km 4 e 151, de São Sebastião do Caí a Ipê), na RS-240 (do km 3 ao 32, entre São Leopoldo e Montenegro), na RS-287 (entre os km 1 e 14, em Montenegro), na RS-446 (nos km 0 e 6, em São Vendelino e Carlos Barbosa), na RS-453 (entre os km 104 e 121, de Bento Gonçalves a Farroupilha) e na BR-470 (entre os km 221 e 232, em Garibaldi e Carlos Barbosa).

Sem finalidade punitiva, as câmeras foram posicionadas para compreender padrões de trânsito, subsidiando projetos de infraestrutura e atendendo exigências do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

As informações obtidas por meio da tecnologia serão compartilhadas com o poder público, contribuindo para políticas de mobilidade.

De acordo com o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, as câmeras do SAT não multam. Elas servem para coletar dados como volume de tráfego, velocidade e densidade, contribuindo para a análise do comportamento nas vias, sem impactar no fluxo dos motoristas.

"Nosso foco é a eficiência e segurança, com dados que possibilitem melhorias contínuas, sem interferir no tráfego ou aplicar multas", explica.

Radares

Paralelamente, a CSG também iniciou a instalação de 25 radares e redutores de velocidade em 15 trechos, priorizando locais com maior incidência de acidentes. Esses dispositivos, diferentes dos SATs, têm como objetivo coibir o excesso de velocidade e garantir a segurança de motoristas e comunidades próximas. A previsão é de que os equipamentos entrem em operação em fevereiro, mas ainda sem data definida.

Os trechos receberão sinalização adequada, obedecendo às normas de trânsito vigentes, e o início da operação será divulgado nos canais oficiais da CSG. A emissão de multas por excesso de velocidade é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS) e o valor recebido destinado ao Governo do Estado.

A RS-122 será a rodovia com mais pontos, com 10 controladores, enquanto os demais trechos somarão outros 15 dispositivos. A definição dos locais foi embasada por estudos técnicos e diálogo com comunidades e órgãos de segurança.

"Identificamos a necessidade de ampliar os pontos previstos no contrato, garantindo maior proteção às áreas de risco", finaliza Peres.

Para saber onde estão os radares/redutores de velocidade no trecho de rodovias CSG acesse o link.

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