Encontro comemorou os 15 anos do espetáculo, os 50 anos da Unimed Nordeste-RS e os 55 anos da UCS
redacao@serraempauta.com
24.10.2022 - 08h59min
Quando o maestro Manfredo Schmiedt ergueu a batuta neste domingo (23), e os músicos da UCS Orquestra o seguiram com a projeção dos primeiros acordes da Primavera, obra das Quatros Estações, de Antonio Vivaldi, o público matou a saudade do Concerto que já é tradição em Caxias do Sul. A apresentação marcou a volta do Concerto da Primavera ao ar livre, já que em 2021 ele ocorreu on-line; e o resultado não poderia ser melhor!
O tempo não permitiu espaço para chuva e, ainda que houvesse sol, ele não era escaldante, possibilitando ao mar de gente que tomou o estacionamento em frente ao Cetel, no campus-sede da UCS, apreciar com tranquilidade um repertório que celebrou os 15 anos do próprio espetáculo, os 55 anos da Universidade de Caxias do Sul e os 50 anos da Unimed Nordeste-RS, grande parceira do evento.
Nesta edição, milhares de pessoas acompanharam mais de 15 canções, uma para cada ano do espetáculo, um tributo à história da Orquestra da UCS que, desde 2007, consagrou o Concerto da Primavera como um dos principais eventos do calendário cultural de Caxias e da região.
Na plateia, os espectadores vibraram com interpretações de clássicos como "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso, "Let it Be", de John Lennon e Paul McCartney, e "O que é, o que é", de Gonzaguinha. Para encerrar, no bis, teve "Dias Melhores", de Jota Quest, canção que serve como desejo para um futuro otimista após a pandemia.
Parceria para comemorar e estimular a cultura
"Mais uma vez, nesses 50 anos da Unimed Nordeste-RS, estamos aqui, não como obrigação, mas com muita emoção. Esse é o 15º Concerto, não faltamos em nenhum, e desejamos e queremos que estejamos em todos os demais. Quiçá, um dia, estaremos completando o 50º Concerto!", projetou o presidente da Unimed Nordeste-RS, Ronaldo Mattia.
"É uma alegria estarmos novamente reunidos, depois de uma certa ausência. Todos esperávamos dias melhores e aqui estamos", ressaltou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.
Ele aproveitou para agradecer as parcerias com Unimed, LionsEduC e Prefeitura de Caxias para a realização do evento e anunciou novidades sobre o calendário de apresentações da UCS Orquestra.
"Aproveito a ocasião para comunicar que o Natal em Família na UCS ocorre em 10 de dezembro". Entre janeiro e fevereiro, continuou o reitor, a Orquestra da UCS fará 10 espetáculos em municípios da região, incluindo Caxias, com canções da Bossa Nova.
Emoção e união
O casal Aline Carvalho e Leandro Sodré, com as filhas Bianca, de 6 anos, e Luiza, de 2, curtia as músicas próximo ao palco. A experiência de participar do Concerto da Primavera já é tradição, antes mesmo da chegada das crianças.
"É lindo, a Orquestra é demais! Reúne muitas pessoas: crianças, adultos, mistura todos. É mágico!", considerou Aline, ao destacar o evento como uma grande possibilidade de lazer em Caxias do Sul e frisar a importância de prestigiar eventos como esse, para que sigam se repetindo.
Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, Luciana Viganó prestigia o Concerto com o filho Vicente, de 14 anos, desde que ele era pequeno.
"Gostamos muito da Orquestra. Faz bem para a alma, a gente traz a família. Nos traz um sentimento de emoção, afeto, felicidade e união", declararam.
Leia também
OPINIÃO: A família dos "Illuminati"
Câmara de Caxias realiza Vereador por um Dia nesta segunda
Palestra celebra o mês da visibilidade LGBTI em Caxias do Sul
Festival de blues está de casa nova em Caxias do Sul
Capoeira deverá ser declarada manifestação cultural de Caxias
Tags:
Celebração Concerto da Primavera reencontra público pandemia UCS Orquestra Caxias do Sul