Durante a 5ª edição do projeto Câmara Vai aos Bairros, nesta quinta-feira, cerca de 120 pessoas participaram do evento
redacao@serraempauta.com
12.08.2022 - 13h16min
Mais horários de ônibus, calçamento de ruas, melhorias nas unidades de saúde e na educação compõem a lista de pedidos que os moradores do Reolon e bairros e loteamentos vizinhos detalharam nesta quinta-feira (11), durante a 5ª edição do projeto Câmara Vai aos Bairros.
A atividade foi conduzida pela presidente do Legislativo, vereadora Denise Pessôa (PT), e contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas na Escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis. Dezoito formulários preenchidos com vários apontamentos foram entregues à equipe da Câmara.
Denise abriu o microfone para todos os parlamentares se apresentarem e, posteriormente, para a população relatar reivindicações, críticas e elogios envolvendo serviços públicos ou privados viabilizados por concessionárias ou permissionárias. Ela informou que, posteriormente, todas as solicitações serão remetidas às unidades responsáveis. A execução, entretanto, caberá a cada órgão.
"Entregaremos um relatório ao Executivo, assim como entregamos das edições anteriores", reforçou a vereadora.
A presidente do bairro Reolon, Jossane Fiuza, mais conhecida por Sane, foi quem reclamou da redução de linha de ônibus desde o período mais forte da pandemia da covid-19, há dois anos.
"Antes, tínhamos ônibus de 20 em 20 minutos e, em horários de pico, chegava a ter a cada 10 minutos. Hoje, só tem de horar em hora. Nos sábados, então, é de duas em duas horas. Não sei em que mundo vivem para definirem essa demora", critica a líder comunitária.
Juntamente com ela, pediram acréscimo nos horários do transporte coletivo urbano as moradoras Terezinha da Silva e Patrícia dos Santos. Sane ainda solicitou um olhar mais atencioso das autoridades em relação às crianças e aos idosos. Sane teme que esses dois públicos sejam ainda mais influenciados pelas drogas. Também do Reolon, Tânia Giordano cobrou melhorias no passeio público da Escola Machado de Assis e pediu mais lazer para a população.
No comando da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Mariani, Diego Gois classifica como urgente para a localidade a continuação do asfaltamento da Rua Rachel Cagliari Grazziotin. Na sequência, acrescenta a necessidade de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mariani e a construção de uma Escola de Educação Infantil. Essas duas obras, Gois acredita que devem avançar logo, por já existirem encaminhamentos.
Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Alexandre Silva informou que a reforma da UBS do Marini estaria sendo encaminhada. Ele aproveitou para reivindicar a revitalização de quatro prédios da região (um deles de centro educativo), os quais estariam abandonados.
Da Cidade Nova, a irmã Cecília Berno se colocou como porta-voz de muitas pessoas. Segundo ela, há uma precariedade na estrutura do atendimento à saúde em Caxias do Sul.
"As mães se queixam que precisam vir muito cedo na fila para ter vaga de consulta. Nosso clima não permite isso. Às vezes, a criança já está doente e tem de esperar no colo materno sob mau tempo. E, muitas vezes, quando chegam para a consulta ficam sabendo que o médico não está. Também faltam medicamentos. Na minha opinião, a saúde deveria ser prioridade", frisa Cecília.
O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a UAB. As próximas acontecem nos dias 25 de agosto, 6 de outubro, 17 de novembro e 1º de dezembro.
Leia também:
Entidades promovem mobilização regional "Agenda Eleições 2022" em Caxias do Sul
"O Rio Grande do Sul precisa de um novo rearranjo logístico", diz Onyx Lorenzoni em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias protocola na Câmara projetos para autorização da PPP da iluminação pública
Caxias do Sul sediará as finais dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul
Prefeitura estuda possibilidade de PPPs para construção de escolas municipais de Caxias do Sul
Tags:
Câmara de Caxias Câmara vai aos Bairros Reolon Caxias do Sul