Siga nossas redes sociais
Logotipo - Comunidade do Floresta, em Caxias, comemora revitalização de espaço de lazer | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Comunidade do Floresta, em Caxias, comemora revitalização de espaço de lazer | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Adoção

Comunidade do Floresta, em Caxias, comemora revitalização de espaço de lazer

Adotado pela empresa Rezler, área que estava sendo utilizada como depósito de lixo tomou forma de praça

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Andréia Copini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A comunidade do Bairro Floresta, em Caxias do Sul, comemorou o novo espaço de lazer inaugurado nesta desta segunda-feira, dia 1° de maio. Adotado pela Rezler, indústria metalúrgica que atua há cerca de quatro décadas no bairro, o canteiro, localizado na esquina da Rua Anselmo Crippa com a Rua Eleutério Roncada, recebeu melhorias, como a instalação de bancos, jardinagem e o muro que foi colorido por grafiteiros, qualificando a zeladoria do espaço. Durante três dias, um grupo de 20 grafiteiros do coletivo CTGKlan coloriu os quase 90 metros de extensão de um dos muros externos da sede da empresa.

A adoção de canteiros, praças e parques, nos últimos 70 dias, cresceu 560%, após a desburocratização do processo por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).

O diretor da empresa, Ubiratã Rezler, contou que o espaço estava sendo utilizado para descarte de lixo e, até mesmo, como banheiro para cães.

"A nossa empresa foi crescendo e nossos funcionários passaram a frequentar mais a área, principalmente nos intervalos, o que nos mostrou a necessidade de modificar o espaço e torná-lo mais adequado para o convívio das pessoas que circulam pelo local e da comunidade", explicou o empresário, que também é presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs).

O secretário municipal do Meio Ambiente, João Uez, lembrou que foram cerca de sete meses de trâmites para que a empresa Rezler pudesse efetivamente adotar a área.

"Em fevereiro, quando assumi a Semma, percebi que era necessário desburocratizar o processo para que mais parcerias como essa pudessem ser viabilizadas, com o objetivo de melhorar a zeladoria da cidade e a qualidade de vida das pessoas", relatou Uez, ao anunciar que, desde a alteração no processo, 28 espaços foram adotados por pessoas físicas ou jurídicas.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), ao cumprimentar o diretor e toda equipe da empresa pela iniciativa, falou da importância da comunidade abraçar esses espaços.

"Precisamos de ajuda porque o poder público sozinho não consegue chegar em todos os lugares. Nós temos a obrigação de facilitar a vida de quem quer ajudar. Assim, aos poucos, tornando as adoções menos burocráticas, a comunidade vai tendo coragem de assumir essas áreas e, com isso, todos ganham", destaca.

Ao fim da solenidade, houve o plantio de um ipê amarelo na praça. A adoção desses espaços pode ser feita pelo sistema Semmaweb. Para acessar a plataforma é preciso fazer um credenciamento.

Leia mais:
Câmara de Caxias aprova pedido para apurar cassação contra o vereador Lucas Caregnato
Sindiserv quer mostrar para população de Caxias importância do servidor público
Câmara de Caxias realiza a IV Semana da Comunicação
Artesãos de Caxias do Sul já podem fazer inscrições para Feira Mãos da Terra
OPINIÃO: Crônicas, cavalos, poesia, medicina – e o Alzheimer

Tags:

Adoção comunidade Floresta Caxias do Sul comemora revitalização espaço lazer Rezler