Adotado pela empresa Rezler, área que estava sendo utilizada como depósito de lixo tomou forma de praça
redacao@serraempauta.com
02.05.2023 - 18h45min
A comunidade do Bairro Floresta, em Caxias do Sul, comemorou o novo espaço de lazer inaugurado nesta desta segunda-feira, dia 1° de maio. Adotado pela Rezler, indústria metalúrgica que atua há cerca de quatro décadas no bairro, o canteiro, localizado na esquina da Rua Anselmo Crippa com a Rua Eleutério Roncada, recebeu melhorias, como a instalação de bancos, jardinagem e o muro que foi colorido por grafiteiros, qualificando a zeladoria do espaço. Durante três dias, um grupo de 20 grafiteiros do coletivo CTGKlan coloriu os quase 90 metros de extensão de um dos muros externos da sede da empresa.
A adoção de canteiros, praças e parques, nos últimos 70 dias, cresceu 560%, após a desburocratização do processo por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).
O diretor da empresa, Ubiratã Rezler, contou que o espaço estava sendo utilizado para descarte de lixo e, até mesmo, como banheiro para cães.
"A nossa empresa foi crescendo e nossos funcionários passaram a frequentar mais a área, principalmente nos intervalos, o que nos mostrou a necessidade de modificar o espaço e torná-lo mais adequado para o convívio das pessoas que circulam pelo local e da comunidade", explicou o empresário, que também é presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs).
O secretário municipal do Meio Ambiente, João Uez, lembrou que foram cerca de sete meses de trâmites para que a empresa Rezler pudesse efetivamente adotar a área.
"Em fevereiro, quando assumi a Semma, percebi que era necessário desburocratizar o processo para que mais parcerias como essa pudessem ser viabilizadas, com o objetivo de melhorar a zeladoria da cidade e a qualidade de vida das pessoas", relatou Uez, ao anunciar que, desde a alteração no processo, 28 espaços foram adotados por pessoas físicas ou jurídicas.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), ao cumprimentar o diretor e toda equipe da empresa pela iniciativa, falou da importância da comunidade abraçar esses espaços.
"Precisamos de ajuda porque o poder público sozinho não consegue chegar em todos os lugares. Nós temos a obrigação de facilitar a vida de quem quer ajudar. Assim, aos poucos, tornando as adoções menos burocráticas, a comunidade vai tendo coragem de assumir essas áreas e, com isso, todos ganham", destaca.
Ao fim da solenidade, houve o plantio de um ipê amarelo na praça. A adoção desses espaços pode ser feita pelo sistema Semmaweb. Para acessar a plataforma é preciso fazer um credenciamento.
Leia mais:
Câmara de Caxias aprova pedido para apurar cassação contra o vereador Lucas Caregnato
Sindiserv quer mostrar para população de Caxias importância do servidor público
Câmara de Caxias realiza a IV Semana da Comunicação
Artesãos de Caxias do Sul já podem fazer inscrições para Feira Mãos da Terra
OPINIÃO: Crônicas, cavalos, poesia, medicina – e o Alzheimer
Tags:
Adoção comunidade Floresta Caxias do Sul comemora revitalização espaço lazer Rezler