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Comportamento do consumidor na era digital

Rudiclér Belem, mestre em Administração e coordenador acadêmico no Uniftec

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
16.07.2024 - 11h26min

Acervo pessoal/Divulgação
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A chegada da Internet e da tecnologia digital transformou completamente o comportamento do consumidor. Hoje, estamos mais conectados, informados e empoderados do que nunca e exigimos novas abordagens e estratégias das empresas para permanecerem competitivas.

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Os consumidores digitais estão sempre conectados à Internet através de seus smartphones, tablets, laptops e outros dispositivos. Isso significa que eles têm acesso instantâneo a informações, produtos e serviços a qualquer hora e em qualquer lugar.

Assim, com a fácil disponibilidade da Internet, os consumidores têm acesso a uma riqueza de informações sobre produtos, preços, marcas e empresas. Isso os torna mais críticos e exigentes, pois podem comparar diferentes opções antes de tomar uma decisão de compra.

Em poder destas informações, os consumidores digitais têm voz e influência, promovendo o seu empoderamento. Eles podem compartilhar suas experiências com produtos e marcas nas redes sociais, fóruns online e sites de avaliação. Isto significa que as empresas devem estar conscientes da sua reputação online e das necessidades e expectativas dos consumidores.

Segundo o artigo, The Age of Intelligence, de 2021, até 2030, cada vez mais consumidores irão implementar assistentes de dados pessoais para gerir as suas relações com as marcas, criando um paradigma de poder. Oito em cada dez pessoas a nível mundial dizem que gostariam de ter mais controle sobre as informações pessoais que compartilham com as empresas. Assim, surgirão novos serviços baseados em IA (Inteligência Artificial). Neste contexto, as marcas irão envolver mais o assistente de dados pessoais do cliente do que se comunicar com o próprio cliente.

Diante deste cenário, as empresas precisam desenvolver estratégias para tornar-se competitivas no mercado. Cada vez mais precisam investir em ter um site atraente e informativo e perfis nas redes sociais. Também é importante investir em marketing de conteúdo para atrair e engajar consumidores online.

Por fim, os consumidores digitais esperam uma experiência de compra consistente em todos os canais: online, na loja física e por meio de aplicativos móveis. As empresas devem integrar canais de vendas para oferecer uma experiência completa e personalizada. Cada vez mais, as empresas precisam coletar dados valiosos sobre seus clientes por meio de sites, aplicativos móveis e outros canais digitais, usando esses para melhorar a experiência do cliente, desenvolver novos produtos e serviços e tomar decisões mais estratégicas.

Rudiclér Belem, mestre em Administração e coordenador acadêmico no Uniftec.

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