Caxienses visitaram os gabinetes dos deputados federais gaúchos alertando sobre os prejuízos para servidores e população
redacao@serraempauta.com
16.09.2021 - 10h30min
Uma comitiva formada pela presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul, Silvana Piroli, as diretoras Karina Santos, Maria Lourdes Back de Lima, Cláudia Calloni e o diretor, Diames Rogério de Souza Silva está em Brasília (DF) participando dos atos e movimentos contra a PEC 32, a Reforma Administrativa.
Nesta quarta-feira (15), as lideranças do Sindiserv realizaram visitas nos gabinetes dos deputados federais gaúchos, enfatizando a contrariedade com a reforma que precariza e oferece prejuízos tanto para os servidores quanto à população.
Conforme Silvana, a pressão realizada pelos trabalhadores sobre os deputados está surtindo efeito e deve ser mantida.
"Os deputados favoráveis à Reforma (Administrativa) participam de forma virtual das reuniões. É uma batalha difícil, mas precisa ser encarada", destaca.
Na terça (14), a movimentação aconteceu no aeroporto Juscelino Kubitschek durante a chegada dos parlamentares e no período da tarde, o grupo participou dos atos que ocorreram no espaço do servidor, na Esplanada dos Ministérios e seguiu até à Câmara dos Deputados.
PEC32
Encaminhada pelo governo federal ao Congresso em setembro do ano passado, a PEC altera disposições constitucionais sobre servidores, empregados públicos e também modifica a organização administrativa do Estado.
Entre outros pontos, a proposta acaba com a estabilidade do servidor público e estabelece cinco novos tipos de vínculos para os novos servidores. Pela proposta, apenas as carreiras típicas de Estado terão a garantia de estabilidade no cargo após um período de experiência. A proposta define ainda que uma lei complementar vai determinar quais serão essas carreiras e seus critérios.
Também será permitido o ingresso no serviço público federal por seleção simplificada para alguns vínculos, inclusive com a previsão de vínculo por prazo determinado. A PEC também prevê a substituição das "funções de confiança", que atualmente devem ser ocupadas por servidores que tenham cargos efetivos, pelos "cargos de liderança e assessoramento".
Leia mais:
Prefeitura de Caxias quer diminuir desconto para cota única do IPTU
Inaugurada foto de Estela Balardin na Galeria de Vereadoras da Câmara de Caxias
Câmara aprova distribuição de absorventes para alunas de escolas municipais de Farroupilha
Caxias inicia vacinação de adolescentes sem comorbidades
Frente Parlamentar vai intensificar cobrança de novo canil em Caxias
Tags:
Brasil Sindiserv manifestação Reforma Administrativa Brasília