Vereadores e secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto conheceram processo de restauração do espaço
redacao@serraempauta.com
12.05.2023 - 15h40min
Integrantes da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, da Câmara de Caxias, presidida pelo vereador Rafael Bueno (PDT), visitaram nesta quinta-feira (11) o Seminário São José, em Pareci Novo, no Vale do Caí, que está sendo revitalizado. O custo total da obra de recuperação do prédio histórico será de cerca de R$ 25 milhões.
Além de Bueno, estiveram os vereadores Clóvis Xuxa (PTB), Edi Carlos Pereira de Souza (PSB), Lucas Diel (PDT), Rose Frigeri (PT), e a secretária municipal da Cultura, Cristina Calcagnotto. A comitiva caxiense foi recebida pelo prefeito Alexandre Barth (PDT), e pelas secretárias municipais de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Juliana Arnhold, e de Turismo e Desporto, Julia Braga.
O primeiro passo na revitalização do Seminário São José, construído em 1901, ocorreu em março, com o restauro do telhado da parte frontal do prédio. Agora, o Município de 3,8 mil habitantes se movimenta na busca de recursos para promover o restauro de outras áreas para colocar o antigo colégio de formação de padres de 5 mil metros quadrados à disposição da comunidade. Uma das buscas por recursos está sendo por meio de emendas parlamentares, que resultou recentemente na confirmação de R$ 350 mil.
Juliana explicou que a ideia inicial era utilizar o recurso para seguir fazendo o restauro do terceiro andar. No entanto, se discute a possibilidade de usar a verba, com contrapartida do Município, para restaurar salas da parte da frente do antigo seminário.
O Executivo está finalizando um projeto para viabilizar a captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Estado, sendo possível captar recursos para a reforma com empresas.
O prefeito Alexandre Barth destacou a importância da revitalização.
"A construção do Seminário de Pareci Novo foi o marco do Município. A revitalização, agora, terá enorme importância histórica para a economia, educação e o turismo de Pareci Novo".
Bueno agradeceu a recepção e destacou que a Frente A Maesa é Nossa está buscando exemplos e experiências de revitalização tanto no Estado quanto fora dele, como ocorreu recentemente no Rio de Janeiro.
"Estamos próximos de decidirmos a ocupação do prédio da Maesa, por isso, a importância de visitar outros lugares e entender os processos de revitalização. Um dos pontos positivos que vimos também foi a rua coberta na frente do seminário, possibilitando que eventos possam ser realizados", enfatizou Bueno, que sugeriu ao Executivo caxiense que cubra pelo menos 600 metros da Rua Plácido de Castro, na frente da Maesa.
Por partes
A primeira obra de reforma do seminário de Pareci Novo se concentrou no telhado da parte frontal do prédio. Na parte que faz a conexão entre a parte da frente do prédio com a parte de trás, como não havia registro de sua forma original, foram utilizadas estruturas de metal para sustentar uma cobertura feita com telhas de barro remetendo ao que seria o telhado original. Também foi construído um sub telhado de chapa galvanizada. Na parte do prédio que fica de frente para a Rua José Inácio Teixeira Júnior a estrutura de sustentação do telhado foi realizada em madeira, nos mesmos moldes da anterior.
Com a obra, também foram removidos assoalhos comprometidos por conta dos danos causados após a queda do telhado e entrada de água. Atualmente, o prédio hoje se encontra protegido da chuva. Além disso, também foi feito o restauro do telhado da área da cozinha, necessária para impedir que a água da chuva seguisse caindo na capela interna do seminário e foi realizada a troca dos tubos de queda e das calhas.
Leia mais:
Ana Rech inicia planejamento para o resgate do turismo
Entregue ao Daer sugestões para melhorias na Rota do Sol, de Caxias até Lajeado Grande
Empreendedores planejam construção de complexo automobilístico na Serra
Prefeitura firma parceria para ressocializar apenados em Caxias
Assinado contrato de locação de câmeras de monitoramento em Caxias
Tags:
Recuperação do prédio histórico comitiva Caxias do Sul visita revitalização Seminário São José Pareci Novo