Prefeito Adiló Didomenico se comprometeu com a implementação de uma unidade no município
redacao@serraempauta.com
17.06.2021 - 15h25min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), conheceu o funcionamento do biodigestor na cidade de Nova Roma do Sul. O projeto transforma sobras de alimentos em gás de cozinha e fertilizante.
Na terça-feira (15), o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch e o presidente da Câmara Municipal, Tiago Pasa, apresentaram a operação do biodigestor da Escola Barão do Rio Branco, que atende 166 alunos. Acompanharam a agenda, o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, e o vereador Sandro Fantinel (Patriota).
Durante a reunião técnica foi apresentada a funcionalidade do biodigestor, que até o momento, produz gás utilizado para aquecer água e cozimento de alimentos, entre outros fins. A capacidade do modelo instalado na escola permite a inserção de quatro quilos de material orgânico, por dia, que resultam em três horas de chama acesa no fogareiro.
Adiló destacou a possibilidade de implementar ao menos uma unidade no município.
"É um projeto interessante, com caráter pedagógico, principalmente na questão do meio ambiente. Pretendemos, sim, colocar no mínimo uma unidade em Caxias, para que possa ser visitado pelas escolas e que os alunos visualizem, na prática, o reaproveitamento dos resíduos e a produção de fertilizantes do gás", ressaltou.
Leia também:
Encontro das Tradições Italianas, de Farroupilha, é adiado para 2022
Caxias confirma vacina contra covid-19 para pessoas de 50 anos ou mais nesta sexta
Samu de Caxias vai capacitar Susepe para aprimorar decisão sobre atendimento médico de presos
Acesso ao bairro Planalto, em Caxias, terá sistema semafórico
Diretora-presidente da Codeca, de Caxias, testa positivo para covid-19
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul visita biodigestor Nova Roma do Sul Adiló Didomenico Caxias do Sul