Siga nossas redes sociais
Logotipo - Comitiva de Caxias do Sul visita modelo de Mercado Público de Niterói | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Comitiva de Caxias do Sul visita modelo de Mercado Público de Niterói | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Adiló: 'Estamos no caminho certo'

Comitiva de Caxias do Sul visita modelo de Mercado Público de Niterói

Projeto foi executado através de uma PPP como a que está sendo planejada para a Maesa

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Juliane Ribas/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB) e o secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Rocha, estiveram em Niterói, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (3), visitando o Mercado Público da cidade fluminense. A viagem teve o objetivo de conhecer o projeto que segue perfil de ocupação semelhante ao projetado para o complexo da antiga Maesa. Os vereadores Rafael Bueno (PDT) e Tatiane Frizzo (PSDB), da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, integraram a comitiva.

O grupo caxiense foi recebido pelo presidente da Câmara de Vereadores e prefeito em exercício de Niterói, Milton Cal, pelo secretário executivo da Prefeitura de Niterói e ex-prefeito, Rodrigo Neves, e por André Siniscalchi, arquiteto responsável pelas obras no mercado.

"Estamos muito satisfeitos, encantados com aquilo que Niterói está desenvolvendo. Isso mostra que estamos no caminho certo, porque também procuramos desenvolver um sistema de parceria muito semelhante ao que Niterói está fazendo” argumentou Adiló.

E prosseguiu:

"Aqui vemos que está prestes a ser inaugurado. Um acerto do Município. É o que nós estamos buscando como informação, modelo e exemplo para Caxias do Sul".

O Mercado Municipal de Niterói, cidade do porte de Caxias do Sul em termos de população e atividades econômicas, passa por ajustes finais das obras, devendo ser inaugurado no final de junho. O novo espaço recuperado pela Prefeitura recebe piso, iluminação, vidros e obras nos mais de 100 espaços já negociados. O empreendimento vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. A gestão do espaço será por 25 anos. O investimento do consórcio será de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do atual prédio, de cerca de 10 mil metros quadrados, 20% da área total da Maesa.

O térreo do Mercado Municipal será um espaço para comercialização de frutas e verduras, açougue e empórios especiais. No mezanino, ficarão restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega. Haverá uma nova praça, boulevard e estacionamento com cerca de 200 vagas. O local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

O vereador Rafael Bueno ressaltou que Niterói está nos melhores rankings no país, a partir dos investimentos em saneamento, educação, saúde e tecnologia e também na revitalização de espaços públicos. Ele acredita que, com o mercado em funcionamento, Caxias do Sul fará com que a economia dê um salto na geração de emprego e renda.

Já Tatiane Frizzo salientou a importância de conhecer municípios com projetos similares, buscar erros e acertos, aprimorar discussões e ver ‘in loco’ o que está funcionando.

Leia mais:
José Valtuir de Almeida é eleito presidente do Conselho Deliberativo da CIC de Caxias
Exposição Quebrada Virou Postal ocupa o Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura de Caxias oferece mais de 200 vagas para estágio remunerado
Shopping prevê aumento de 8% nas vendas para o Dia das Mães
Sala de Cinema Ulysses Geremia, em Caxias, é digitalizada

Tags:

'Estamos no caminho certo' Adiló Didomenico Matheus Rocha Rafael Bueno Tatiane Frizzo visita modelo Mercado Público Niterói Rio de Janeiro Caxias do Sul