Secretários e vereadores puderam conhecer a parceria já instalada e tirar dúvidas sobre a pauta
redacao@serraempauta.com
18.08.2022 - 09h46min
Uma comitiva de Caxias composta por secretários e vereadores esteve na terça-feira (16) em Sapucaia do Sul para uma visita técnica, com o objetivo de conhecer como foi a implementação da parceria público-privada (PPP) de iluminação pública. A cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, tem uma população de 142,8 mil habitantes e um parque de iluminação de 12 mil pontos já foi totalmente modernizado. Foi a segunda cidade do Estado a iniciar a PPP de iluminação e a primeira a concluir o processo.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias protocola na Câmara projetos para autorização da PPP da iluminação pública
A Prefeitura de Caxias protocolou, na última semana, três projetos na Câmara de Vereadores para a viabilização da PPP.
"Convidamos os vereadores para conhecer de forma concreta o que pode ser feito em Caxias, e conversar com as lideranças de um Município que já passou por todo o processo, para sanar dúvidas que possam ter", explicou o secretário de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista.
Os secretários de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB), e de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti (PSDB), também estavam na visita, além dos vereadores Tatiane Frizzo (PSDB), Marisol Santos (PSDB), Gladis Frizzo (MDB), Gilfredo De Camillis (PSB) e Sandro Fantinel (Patriota).
O grupo foi recebido pelo prefeito de Sapucaia, Volmir Rodrigues, e pelo secretário-geral de Governo, Willian Borba, que relataram como foi a instalação da PPP e os reflexos para o Município.
"Quando assumimos o governo, de 12 mil pontos de luz que temos, 3 mil estavam totalmente apagados. Hoje não temos reclamações sobre a iluminação pública, já que o tempo de resposta para troca no caso de lâmpadas queimadas é de, no máximo, 24 horas. A modernização iniciou em julho de 2021 e em oito meses estava concluída. Também já iluminamos 11 praças e seis campos de futebol, além de prédios públicos", relatou o prefeito Volmir.
O parque de iluminação de Caxias tem 50 mil pontos de iluminação, quatro vezes maior que o de Sapucaia. A modernização consiste na substituição de todas as lâmpadas por led, sendo que parte delas terão um sistema de telegestão, ou seja, estarão conectadas a um sistema que avisa a central quando a lâmpada queima, sem a necessidade de um morador fazer solicitação de troca.
"Com a PPP, pagamos todas as despesas de iluminação do Município, um percentual de 10% vai para o fundo gestor, e ainda sobram cerca de R$ 300 mil todo mês. Estamos tendo uma despesa semelhante a que tínhamos antes, mas com todo esse investimento", complementou o secretário Willian.
Outro benefício destacado por eles é a maior segurança ao circular à noite na cidade. Com a iluminação de led, não há ponto de sombreamento, como ocorre com as lâmpadas de vapor.
"A gente caminha na rua e enxerga longe, tudo iluminado. É uma sensação maior de segurança", resumiu o prefeito Volmir.
O processo de instalação da PPP de iluminação em Caxias prevê uma consulta pública e uma audiência pública, o que deve ocorrer nos próximos meses.
Leia também:
Credenciais de estacionamento para idosos passa a ser solicitada pela internet
Prefeito de Caxias do Sul anuncia que pretende decretar intervenção no Hospital Pompéia
Aprovado pedido de informações sobre os valores arrecadados com taxa de iluminação pública em Caxias do Sul
Flores da Cunha sedia encontro entre as regiões turísticas Uva e Vinho e Vale do Taquari
Recreio da Juventude recebe homenagem pelos 110 anos na Assembleia Legislativa
Tags:
Comitiva Caxias do Sul realizada visita técnica PPP de iluminação pública Sapucaia do Sul