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15 vencedores

Comissão define os desenhos do Calendário Ecológico 2025, de Caxias

Divulgação dos nomes dos estudantes ganhadores do concurso ocorrerá no dia 7 de dezembro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Maria Antônia Pires/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Letícia Moratelli, Flávia Vergani, Magali Quadros, Fabiano Provin e Pamela Kuse.

A comissão julgadora do Calendário Ecológico 2025 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul definiu os 15 trabalhos vencedores do concurso lançado em fevereiro. Nesta edição houve recorde de inscritos: 2.044 desenhos foram enviados por estudantes das redes pública e privada de ensino do Município. A seleção ocorreu no auditório da Semma, junto à Maesa, no Bairro Exposição.

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Nesta edição o tema proposto foi "Guardiões do Tempo", para estimular a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente, especialmente com o propósito de preservar a natureza, os recursos naturais e os animais diante dos desafios climáticos.

Os trabalhos foram inscritos em quatro categorias: do 1º ao 3º ano; do 4º ao 6º ano; do 7º ao 9º ano; e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A divulgação dos ganhadores ocorrerá no dia 7 de dezembro, em local a ser divulgado oportunamente. Cada ganhador receberá um kit escolar e um quadro com a cópia do trabalho vencedor. As escolas dos alunos também serão contempladas com uma cópia do desenho emoldurada.

A comissão julgadora do Calendário Ecológico 2025 esteve formada pela gerente do setor de Educação Ambiental da Semma, Pamela Kuse, organizadora do concurso; a secretária da Educação, Flávia Vergani; a secretária da Cultura, Magali Quadros; o secretário do Meio Ambiente em exercício, Fabiano Provin; e a coordenadora da Comissão de Mudanças Climáticas da Semma, engenheira ambiental Letícia Moratelli.

"Nossa equipe sente um imenso orgulho por alcançar e superar metas, e ainda por estabelecer recordes de recebimento de desenhos. Expressamos nossa gratidão a todas as redes de ensino participantes, a cada escola e professor engajado, mas sobretudo a cada um dos estudantes da comunidade caxiense que, por um momento, refletiu sobre a interferência humana em nosso meio ambiente. Eles demonstraram sua criatividade e potencial por meio da arte e do desenho", comenta Pamela.

Para Letícia, a experiência foi classificada como "ímpar", ou seja, participar da comissão julgadora dos trabalhos, sobretudo devido ao tema ser tão relevante e significativo pessoal e profissionalmente, pois coordena a Comissão de Mudanças Climáticas de Caxias do Sul.

"Confesso que tive dificuldade de avaliar os desenhos em virtude da qualidade e de tantos diferentes elementos apresentados. E fiquei admirada com a visão e a com a colocação de determinadas particularidades pelas crianças e adolescentes, singularidades essas que muitas vezes a maioria dos adultos não consegue vislumbrar", pontuou.

A secretária da Educação, por sua vez, parabeniza todas as escolas que participaram do concurso que mostrou, mais uma vez, a dedicação dos professores e a criatividade dos estudantes representada em desenhos com alto nível de técnica e cores, o que ajuda a promover a consciência ambiental para a manutenção da vida no planeta, bem como incentivar a leitura do mundo por meio de desenhos.

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