Siga nossas redes sociais
Logotipo - Comissão de Ética vai se reunir para analisar denúncias contra vereadores de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Comissão de Ética vai se reunir para analisar denúncias contra vereadores de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Comissão de Ética vai se reunir para analisar denúncias contra vereadores de Caxias

Ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu pede a abertura de processo contra Alexadre Bortoluz e Sandro Fantinel

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Tales Armiliato/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Maurício Marcon (Novo), vai convocar nesta semana os integrantes do grupo parlamentar para analisar os dois requerimentos protocolados pelo ex-vice-prefeito, Ricardo Fabris de Abreu. No primeiro, ele pede uma censura escrita ao vereador Alexandre Bortoluz (PP), o Bortola, por ter portado arma de fogo nas dependências e descumprido o Código de Ética do Legislativo.

"Vou dar uma olha (nos processos). Se for para acolher a gente acolhe. (...) Acho que dá para fazer a censura por escrito e o outro não vi ainda", disse Marcon.

Leia mais:
Ex-vice-prefeito de Caxias pede abertura de processo contra vereador na Comissão de Ética da Câmara

Na sexta-feira (26), Fabris pediu a abertura de um processo administrativo ético-disciplinar contra o vereador Sandro Fantinel (Patriota), para apurar o crime de difamação contra ele. Fantinel comentou na matéria publicada pelo Serra em Pauta, na quinta (25), em que o ex-vice-prefeito pedia a censura escrita para o vereador Alexandre Bortoluz (PP), o Bortola:

"Tremendo palhaço fracassado esse Fabris, esse não serve nem para tampa de privada porque aquela tem serventia ele não tem", escreveu Fantinel na rede social.

Marcon tem prazo de cinco sessões para emitir um parecer prévio sobre cada um dos processos. O documento será votado em plenário. Se rejeitada a denúncia será arquivada. Em caso de aprovação, será formada uma subcomissão com três parlamentares para analisar o caso.

Fabris pede a suspeição de Marcon e Bortola por que os dois também assinaram o projeto de resolução que pretendia permitir a posse de arma da Câmara e que deu origem a primeira denúncia.

A Comissão de Ética é formada ainda pelos vereadores Gladis Frizzo (MDB) e Lucas Caregnato (PT).

Leia também:
Vereadores de Farroupilha e Caxias querem homenagear as vítimas do coronavírus
Caxias do Sul vacinou mais de 12 mil idosos neste sábado
Prefeito de Caxias recebe a primeira dose da vacina contra a covid-19
Câmara de Caxias aprovada a criação da Frente Parlamentar de combate às intolerâncias

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Comissão de Ética processos Alexandre Bortoluz Sandro Fantinel ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu Caxias do Sul